Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Talebã declara suspensão de todos os voos no aeroporto de Cabul

Arquivado em:
Terça, 17 de Agosto de 2021 às 07:40, por: CdB

Do dia 6 a 14 de agosto os talebãs tomaram controle de todas as capitais provinciais, e no dia 15 entraram em Cabul, ocupando todas as principais instalações, exceto o aeroporto, onde milhares de pessoas, sob proteção das forças norte-americanas, esperam uma oportunidade para evacuação.

Por Redação, com Sputnik - de Cabul

O Talebã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) declarou a suspensão temporária de todos os voos no aeroporto de Cabul, segundo a Sky News Arabia.
telebaaeronave.jpg
Talebã declara suspensão de todos os voos no aeroporto de Cabul, diz mídia
Anteriormente, a emissora Al Jazeera informou que disparos haviam sido realizados para dispersar a multidão que estava em torno do aeroporto. As pessoas continuaram se aglomerando no local. Na segunda-feira, multidões convergiram para o aeroporto de Cabul em busca de meios de fuga. Pelo menos 10 pessoas morreram durante o caos da evacuação. A Autoridade de Aviação Civil trabalha para resolver os problemas técnicos e pediu para que os moradores "permaneçam no interior" do aeroporto. A situação no Afeganistão mudou de maneira vertiginosa na primeira quinzena deste mês. Do dia 6 a 14 de agosto os talebãs tomaram controle de todas as capitais provinciais, e no dia 15 entraram em Cabul, ocupando todas as principais instalações, exceto o aeroporto, onde milhares de pessoas, sob proteção das forças norte-americanas, esperam uma oportunidade para evacuação.

Disparos

De acordo com a emissora Al Jazeera, disparos foram realizados perto do aeroporto de Cabul para dispersar a multidão.
"Disparos foram realizados na proximidade do aeroporto de Cabul para dispersar a multidão", informou a emissora. De acordo com informações, uma mulher ficou ferida como resultado dos disparos realizados na área nesta terça-feira. Na segunda-feira, multidões convergiram para o aeroporto de Cabul em busca de meios de fuga. Pelo menos sete pessoas morreram durante o caos da evacuação. Todos os voos militares e civis foram interrompidos no aeroporto de Cabul devido às multidões de civis que invadiram as pistas, disse na segunda-feira o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

Evacuação de emergência

No domingo, começou o pânico no Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul, já que milhares de pessoas queriam sair do Afeganistão.
Após a chegada do Talebã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) a Cabul, vários países realizaram a evacuação de seus cidadãos e de alguns afegãos ligados a governos e organizações estrangeiros. Quando grandes multidões invadiram o aeroporto da capital afegã, as forças dos EUA dispararam para o ar para dispersar as pessoas que tentaram pegar um avião. Cidadãos afegãos foram filmados tentando fugir de seu país agarrados a aeronaves militares norte-americanas durante a decolagem. Segundo relatos, pelo menos três pessoas acabaram morrendo depois de se soltarem de uma aeronave.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo