Rio de Janeiro, 16 de Junho de 2025

Spalletti critica clima após saída da seleção italiana

Luciano Spalletti se pronuncia sobre sua demissão da seleção italiana, questionando a ética de manter segredos e expressando confiança na Azzurra para a próxima Copa do Mundo.

Segunda, 09 de Junho de 2025 às 14:21, por: CdB

Na conversa com os jornalistas, o treinador questionou se seria correto ele ter consciência sobre sua demissão e ter seguido no cargo por mais dois dias sem dizer nada.

Por Redação, com ANSA – de Roma

Após ser demitido do comando da seleção italiana, Luciano Spalletti afirmou em uma coletiva de imprensa que não queria seguir com “mais dois dias de mentiras”, e por esse motivo foi decidido antecipar sua saída do cargo.

Spalletti critica clima após saída da seleção italiana | Treinador afirmou que acredita na classificação da Itália para a próxima Copa do Mundo
Treinador afirmou que acredita na classificação da Itália para a próxima Copa do Mundo

Campeão italiano pelo Napoli, Spalletti deixará a liderança da Azzurra somente depois do duelo contra a Moldávia, marcado para acontecer nesta segunda-feira, em Reggio Emilia, pela segunda rodada das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026.

Na conversa com os jornalistas, o treinador questionou se seria correto ele ter consciência sobre sua demissão e ter seguido no cargo por mais dois dias sem dizer nada.

– Que sentido seria manter mais dois dias de mentiras? Isso seria respeitoso com os italianos? Não vejo por quê. Temos excelentes relações e uma boa amizade. Se você me disser algo errado e tomar uma decisão, não pode me pedir para manter tudo em segredo – declarou Spalletti.

O experiente comandante admitiu que está convencido de que a Azzurra voltará a disputar um Mundial, além de ter revelado que não pediu demissão, embora tenha reconhecido que sua saída foi um sinal de que cometeu equívocos.

– Tenho um ótimo relacionamento com Gravina pela forma como ele se comportou comigo. Ele estava em dúvida se continuaria comigo e o obriguei a me contar. Tornei isso público porque não era certo manter segredo por dois dias. Os jogadores farão de tudo para que eu saia com uma boa vitória – declarou.

– Farei uma coisa: torcer por quem me suceder. Retiro o que disse sobre o Mancini, sobre a forte seleção que herdei dele. Espero que quem vier depois de mim se saia muito melhor do que eu e vá para a Copa do Mundo – acrescentou.

Treinador da Azzurra

Spalletti também falou sobre o seu sucessor, que ainda segue incerto. A imprensa local aposta que o próximo treinador da Azzurra será o veterano Claudio Ranieri, que se aposentou recentemente após uma excelente temporada no comando da Roma. Ele também ocupa uma função na diretoria dos giallorossi.

O presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Gabriele Gravina, teria conversado com Ranieri nas últimas horas para sondar sua situação. No entanto, o técnico de 73 anos deseja manter a promessa de seguir como conselheiro da equipe da capital. Outro nome cogitado é o de Stefano Pioli, do Al-Nassr.

– Não sei, mas Ranieri é uma pessoa e um profissional que viajou o mundo, é equilibrado e mostrou este ano com a Roma suas qualidades e de ser capaz de tocar imediatamente nos pontos certos. Se for ele, eu seria o primeiro a torcer por ele – opinou Spalletti.

Edições digital e impressa