Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

SP promove terceira edição do Festival Mário de Andrade

Arquivado em:
Sexta, 13 de Outubro de 2023 às 13:06, por: CdB

O festival deste ano foi construído em torno da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, iniciativa que completa 85 anos, organizada em 1938 pelo então chefe do Departamento de Cultura de São Paulo.


Por Redação, com ABr - de São Paulo


O terceiro Festival Mário de Andrade – 85 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, realizado a partir de hoje e até o dia 15 em São Paulo, celebra a literatura e o livro. O evento gratuito, promovido pela prefeitura municipal, ocupa a Biblioteca Mário de Andrade e outros espaços do centro da cidade.




festivalsp.jpeg
Casa Mário de Andrade

O festival deste ano foi construído em torno da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, iniciativa que completa 85 anos, organizada em 1938 pelo então chefe do Departamento de Cultura de São Paulo e que percorreu as regiões Nordeste e Norte do país com uma equipe especializada, com o objetivo de registrar manifestações culturais e folclóricas.


Nesta sexta-feira, houve a lavagem da escadaria da biblioteca como parte de um ritual de celebração realizado pelo Afoxé Omodé Obá Mãe Liliande. No final da tarde, na Praça das Artes, será realizada a mesa “Reescrevendo o Brasil: A Missão 85 anos depois”, com o escritor Geovani Martins, a romancista Ana Maria Gonçalves e o autor, xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa.


Atrações


Entre as atrações artísticas e mesas de debate, figuram nomes como Tom Zé, Iara Rennó, Katu Mirim, Sidnei Nogueira, Neli Pereira, Cidinha da Silva, Letrux, Veronica Stigger, Arnaldo Lorençato, Dudu Bertholini e Helena Rizzo, além de um espetáculo inédito encabeçado pela Companhia do Latão, que reflete sobre a presença do circo na literatura de Mário de Andrade.


Uma feira de livros contará com 52 participantes, entre livrarias e editoras de grande e pequeno porte e com variados perfis editoriais, aprovadas através de um edital. As bancas estarão no entorno da biblioteca, na Praça Dom José Gaspar e na Avenida São Luís, que terá uma das faixas reservadas para o evento. Nesta edição, a praça terá ainda uma rede de comerciantes de alimentos e bebidas.


A programação completa está disponível no site da prefeitura.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo