O capitão na reserva explicou que os militares ucranianos realizam apenas a proteção e segurança dos sistemas de foguetes e dos militares ocidentais responsáveis. Ao mesmo tempo, para cada sistema HIMARS pode haver até um batalhão de soldados ucranianos protegendo o armamento.
Por Redação, com Sputnik - de Moscou
Os sistemas de lançamento múltiplo de foguetes HIMARS entregues à Ucrânia são operados por militares dos EUA e do Reino Unido, disse em entrevista ao portal Ukraina.ru o capitão na reserva Vladimir Eranosyan.
O militar rejeita alegações de que os aliados ocidentais de Kiev teriam treinado os combatentes ucranianos a operar estes lançadores.
– Tenho 250% de certeza de que são os norte-americanos e britânicos que efetuam (os lançamentos) dos HIMARS e recarga destes lançadores de seis foguetes – disse Eranosyan.
O capitão na reserva explicou que os militares ucranianos realizam apenas a proteção e segurança dos sistemas de foguetes e dos militares ocidentais responsáveis.
Ao mesmo tempo, para cada sistema HIMARS pode haver até um batalhão de soldados ucranianos protegendo o armamento.
– Todo esse perímetro é guardado pelas forças ucranianas, mas são os americanos que disparam, além do mais eles têm experiência. Acho que são fuzileiros navais que no Iraque obtiveram bom treinamento de disparo de HIMARS. São exatamente eles que estão agora na Ucrânia – diz o especialista.
Foguetes HIMARS
Recentemente, os EUA entregaram a Kiev oito lançadores móveis de foguetes HIMARS (Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade). Mais quatro desses complexos devem ser ainda enviados.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, forças das repúblicas populares de Lugansk e Donetsk e o Exército russo já destruíram pelo menos dois desses sistemas.
As forças ucranianas são financiadas e armadas pelos Estados Unidos e seus aliados, que têm enviado armamentos cada vez mais sofisticados para a região.