Nesta quinta-feira, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que parte do problema causado por incidente cibernético foi solucionado.
Por Redação, com Byte – de Brasília
Um incidente de segurança cibernética afetou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN), na última terça-feira. As informações foram compartilhadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O sistema, que é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.
Nesta quinta-feira, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que parte do problema causado por incidente cibernético foi solucionado com o restabelecimento do Tramita GOV.BR do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Segundo comunicado à imprensa, o sistema que permite diálogo entre órgãos do Governo Federal, estados e municípios foi restabelecido às 17h31 desta quarta-feira (24/jul).
O Byte entrou em contato com o órgão para saber se os serviços já foram totalmente reestabelecidos e se algum dado foi perdido, mas até o momento desta publicação, não obteve retorno.
De acordo com o ministério, os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR não foram afetados e os demais 150 órgãos que utilizam o SEI não foram afetados.
Apagão cibernético na semana passada
Vale lembrar que esse incidente aconteceu apenas alguns dias após um apagão cibernético que afetou diversos sistemas no mundo todo, incluindo o site do Supremo Tribunal Federal.
Na ocasião, a pane causou atraso em voos, aplicativos de bancos e outros softwares, como computadores da Microsoft.
Segurança cibernética
Alguns passos são importantes para evitar que sistemas sejam invadidos e dados sejam perdidos em ataques hackers ou apagões.
Proteja seus dados e sistemas com medidas essenciais;
Mantenha softwares atualizados e utilize senhas fortes;
Implemente antivírus, firewall e segmente sua rede;
Restrinja o acesso a dados e treine seus colaboradores;
Monitore sua rede, tenha um plano de resposta e faça backups regulares;
Escolha provedores confiáveis, criptografe seus dados e controle o acesso granularmente.