As convenções são responsáveis por mais de 70% das vendas de barcos, no país, e contribuem para apresentar aos visitantes as variadas gamas de opções para o lazer e esportes náuticos e fomento de um setor de alta geração de empregos e de turismo qualificado.
Por Redação, com ACS – de São Paulo
Mais de 1 milhão de embarcações navegam pelas águas brasileiras, segundo estatística da Associação Náutica (Acobar) divulgada nesta segunda-feira. O setor náutico tem se desenvolvido no Brasil, impulsionado por exposições como os ‘Boat Shows’, organizados pelo Grupo Náutica, líder no setor na América Latina.

As convenções são responsáveis por mais de 70% das vendas de barcos, no país, e contribuem para apresentar aos visitantes as variadas gamas de opções para o lazer e esportes náuticos e fomento de um setor de alta geração de empregos e de turismo qualificado, o que reflete em movimentação econômica para uma ampla cadeia de produtos e serviços.
Em 2024, o Grupo Náutica, por meio de sua unidade de negócios ‘Boat Show Eventos’, expandiu a sua atuação e realizou seis edições. Além dos tradicionais eventos como o ‘São Paulo Boat Show’ e ‘Rio Boat Show’, reforçou a sua presença em Santa Catarina, com a segunda edição do ‘Marina Itajaí Boat Show’, e também no Paraná, em Foz do Iguaçu, que encerrou no dia 1º de dezembro, também em sua segunda edição.
Novidades
Além disso, trouxe os primeiros eventos náuticos com a chancela da marca para Salvador, na Bahia, e para Brasília, no Distrito Federal. Os shows registraram a presença de cerca de 140 mil pessoas.
O último ‘Boat Show’ do ano, realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Foz do Iguaçu, no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), o ‘Foz Internacional Boat Show’ reuniu, às margens do ‘mar de água doce’, Lago de Itaipu, cerca de 30 marcas expositoras e apresentou uma ampla gama de embarcações de grandes fabricantes nacionais, além de novidades em jets, motores, acessórios e serviços náuticos.
Além disso, ao longo dos quatro dias de evento, atrações como passeios de barco gratuitos, mergulho, campeonato de pesca e uma expedição de motos aquáticas que reuniu cerca de 160 jets movimentaram ainda mais a feira náutica.
Conquistas
Diretora geral do ‘Boat Show’, a executiva Thalita Vicentini faz um balanço dos acontecimentos deste ano, mas já com o olhar em 2025.
— Estamos concluindo não apenas o Foz Internacional Boat Show, mas também um ano repleto de conquistas. Foram seis eventos realizados, incluindo estreias marcantes em Brasília e Salvador, encerrando o ciclo aqui em Foz do Iguaçu, com o belíssimo cenário do Lago de Itaipu, uma região com enorme potencial para o desenvolvimento do turismo náutico. Não se tratou apenas de promover eventos, mas também de realizar congressos estratégicos que trouxeram projetos e ações para o crescimento do setor. Já estamos planejando o calendário de 2025, que promete trazer ainda mais inovações e oportunidades para o mercado náutico brasileiro — concluiu.