Os belgas, que ficaram em segundo lugar em seu grupo na temporada passada do torneio, é comandada pelo ítalo-alemão Domenico Tedesco e possui Romelu Lukaku em seu ataque, um velho conhecido da Série A.
Por Redação, com ANSA - de Roma
A seleção da Itália, atual campeã da Eurocopa, caiu no chamado "grupo da morte" da próxima edição da Liga das Nações da Uefa, já que precisará enfrentar Bélgica e França.
Os belgas, que ficaram em segundo lugar em seu grupo na temporada passada do torneio, é comandada pelo ítalo-alemão Domenico Tedesco e possui Romelu Lukaku em seu ataque, um velho conhecido da Série A.
Os franceses, que perderam a Copa do Mundo de 2022 para a Argentina, são sempre um rival perigoso, sobretudo por ter uma excelente geração liderada pelo atacante Kylian Mbappé.
Por fim, Israel subiu da Liga B, que é uma espécie de segunda divisão, e vai disputar pela primeira vez a Liga A do torneio da Uefa.
Entre as novidades para a próxima edição, que começará entre os dias 5 e 7 de setembro, o torneio terá uma nova etapa de mata-mata.
A competição é dividida em quatro divisões diferentes, com um sistema de rebaixamento e acesso.
Chaves
Liga A (primeira divisão)
Grupo 1: Croácia, Portugal, Polônia e Escócia.
Grupo 2: Itália, Bélgica, França e Israel.
Grupo 3: Holanda, Hungria, Alemanha e Bósnia.
Grupo 4: Espanha, Dinamarca, Suíça e Sérvia.
Liga B (segunda divisão)
Grupo 1: República Tcheca, Ucrânia, Albânia e Geórgia.
Grupo 2: Inglaterra, Finlândia, Irlanda e Grécia.
Grupo 3: Áustria, Noruega, Eslovênia e Cazaquistão.
Grupo 4: País de Gales, Islândia, Montenegro e Turquia.
Liga C (terceira divisão)
Grupo 1: Suécia, Azerbaijão, Eslováquia e Estônia.
Grupo 2: Romênia, Kosovo, Chipre e Lituânia ou Gibraltar.
Grupo 3: Luxemburgo, Bulgária, Irlanda do Norte e Bielorússia.
Grupo 4: Armênia, Ilhas Faroe, Macedônia do Norte e Letônia.
Liga D (quarta divisão)
Grupo 1: Lituânia ou Gibraltar, San Marino e Lichtensein.
Grupo 2: Moldávia, Malta e Andorra.
Itália disputará amistoso em Bolonha contra Turquia em junho
A Federação Italiana de Futebol (Figc) anunciou que a Azzurra disputará um amistoso contra a Turquia no estádio Renato Dall'Ara, em Bolonha, no dia 4 de junho.
A tetracampeã do mundo disputará uma partida na capital da região da Emilia-Romagna pela 24ª vez na história.
A última havia sido em junho de 2021, quando a Itália superou a República Tcheca por 4 a 0.
Italianos e turcos se enfrentarão pela 13ª oportunidade, mas a última vez que estiveram frente a frente foi em um amistoso jogado em março de 2022. A Azzurra nunca foi derrotada pela terceira colocada da Copa do Mundo de 2002.
– É um prazer para a Figc voltar a jogar na Emilia-Romagna. Agradeço ao governador pelo projeto em que está investindo na promoção do território através da valorização de eventos e infraestruturas esportivas – disse o presidente da Figc, Gabriele Gravina.
O duelo também marcará o retorno do ex-atacante Vincenzo Montella ao território italiano, pois o treinador assumiu o comando da seleção turca em setembro passado. O campano está longe de seu país natal desde 2021, quando foi contratado pelo Adana Demirspor.
A Turquia ficou em primeiro lugar em seu grupo nas eliminatórias para a Eurocopa e caiu no mesmo grupo de Portugal na competição da Uefa, que será em junho. A Itália, por sua vez, pegou a chave mais complicada, composta por Espanha, Croácia e Albânia.