Foto: Unsplash
A segurança cibernética é boa no Brasil? Ao que aparenta, não, ela não é. Há um problema crônico no país referente a vazamento de dados e má instrução a colaboradores sobre como manter um compliance digital que funcione.
Atualmente, nada escapa dos cibercriminosos. Entre os exemplos mais recentes, o Banco Central (Bacen) revelou um vazamento com mais de 87 mil chaves PIX, de setembro de 2023 a março de 2024. Entre as informações vazadas estão número de CPF, instituição bancária, agência e número da conta bancária correspondente.
O vazamento é bastante prejudicial porque municia cibercriminosos e acaba incentivando a aplicação de golpes. Esses golpes utilizam os dados reais revelados nesses vazamentos para aplicar golpes em quem nada tem a ver diretamente.
Este tipo de vazamento relacionado ao PIX é o sétimo, desde o seu lançamento em 2020. Isso reforça que a segurança cibernética não tem propriedade o suficiente. Nesse cenário, o que fazer? É isso que respondemos nesta reportagem!
O que fazer para evitar ataques hackers no Brasil?
Para empresas, a melhor forma de se proteger de ataques hackers é com um servidor VPN brasileiro que dá mais segurança por conta das localizações MultiHop. Com isto, a conexão passa por dois servidores e não apenas um, proporcionando maior proteção na internet.
Já para pessoas físicas, o uso de VPN segue sendo a melhor alternativa. Na prática, o VPN serve para esconder o seu tráfego na internet e impede que os cibercriminosos tenham acesso ao que você faz enquanto navega. Há ainda outros benefícios, como:
- Verdadeira privacidade online;
- Evita a censura na internet;
- Acelera a conexão;
- Reforça a segurança;
- Garante a segurança, mesmo em WiFis públicos.
Além do uso estratégico de VPN, vale lembrar da importância do compliance, especialmente em empresas. O compliance indica boas práticas na internet. Pode parecer simples, mas senhas fortes e workshops ensinando boas práticas na rede são fundamentais para ficar protegido.
Como aumentar a propriedade em segurança cibernética no país
Foto: Unsplash
É preciso fomentar e aumentar a propriedade em segurança cibernética no país, a fim de trazer novas empresas e aquecer os negócios no Brasil.
Lançado em 2021, a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética reúne diferentes ações que deveriam estar concluídas até o fim do ano passado. Mesmo após três anos, não há quem veja mudanças significativas em segurança cibernética.
Para alcançar este objetivo, é necessário traçar metas claras para:
- Suprir a falta de profissionais qualificados;
- Trazer empresas e mais investimentos no setor de segurança digital;
- Criar uma cultura de proteção online;
- Reduzir a lacuna de segurança digital entre pequenas, médias e grandes empresas;
- Implementar uma estratégia nacional com experts e sociedade.
Sem ter planos para que essas metas sejam atingidas, a propriedade em segurança cibernética no país continuará baixa. Com isso, menos negócios serão feitos!
O Brasil poderá ter maior proteção digital um dia?
Podemos acreditar que em algum momento o Brasil terá mais proteção digital. Com regulamentações e planos que foquem no fomento da segurança cibernética, o país poderá avançar neste setor tão importante.
Porém, vale destacar que isso não deverá acontecer tão cedo. Pelo contrário, o Brasil deverá seguir na retaguarda de outros países, podendo ser no máximo a vanguarda entre países latinos em termos de propriedade em segurança cibernética!