Rio de Janeiro, 27 de Março de 2025

Segundo voo com brasileiros deportados chega ao Brasil

Um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston, no Texas, acompanhou o embarque nos Estados Unidos para "assegurar que os cidadãos brasileiros fossem tratados com respeito.

Sexta, 07 de Fevereiro de 2025 às 13:30, por: CdB

Um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston, no Texas, acompanhou o embarque nos Estados Unidos para “assegurar que os cidadãos brasileiros fossem tratados com respeito.

Por Redação, com ANSA – de Brasília

O segundo voo com brasileiros deportados pelo governo de Donald Trump chegou ao Brasil nesta sexta-feira. A aeronave aterrissou em Fortaleza, antes de seguir viagem ao destino final, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

deportados-1.jpg
Um dos aviões dos EUA que levou imigrantes deportados para fora do país

O avião decolou de Alexandria, no Estado da Luisiana e, após uma escala técnica em Porto Rico, seguiu para o Brasil.

Um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston, no Texas, acompanhou o embarque nos Estados Unidos para “assegurar que os cidadãos brasileiros fossem tratados com respeito durante todo o processo”, informou a estatal Agência Brasil.

Posto de acolhimento

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação de um posto para acolher os deportados no Aeroporto Internacional da Pampulha, após a chegada do primeiro voo, no qual os passageiros desembarcaram algemados e acorrentados.

Há duas semanas, o Ministério das Relações Exteriores questionou o governo americano pelo tratamento “degradante” dado aos 88 brasileiros que chegaram a Manaus em 24 de janeiro.

Apesar das críticas, o Palácio do Itamaraty evitou adotar um tom duro com a nova administração republicana. Fontes diplomáticas disseram ao diário conservador carioca O Globo que o Brasil tenta estabelecer pontes com o Departamento de Estado, comandado pelo secretário Marco Rubio.

Edições digital e impressa