Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

Saúde mental: Janeiro Branco destaca papel da cannabis medicinal

Janeiro Branco destaca a cannabis medicinal como alternativa viável para pacientes com saúde mental, oferecendo acesso via telemedicina e acompanhamento contínuo.

Quinta, 15 de Janeiro de 2026 às 11:05, por: CdB

Pacientes que não responderam a tratamentos convencionais encontram alternativa viável em cannabis medicinal, com acesso democratizado via telemedicina e acompanhamento contínuo através do Cannect Cuida.

Por Redação – do Rio de Janeiro

Janeiro Branco, movimento dedicado à conscientização sobre a saúde mental, reforça a urgência de falar sobre ansiedade, depressão, burnout e outros temas relacionados. E, para muitas pessoas, 2026 pode marcar uma virada na forma de cuidar da mente, em razão da cannabis medicinal, que ganha espaço como mais uma opção terapêutica, sobretudo quando prescrita por médicos com expertise técnica no assunto e integrada a um acompanhamento contínuo, ampliando as possibilidades de qualidade de vida.

Saúde mental: Janeiro Branco destaca papel da cannabis medicinal | Janeiro Branco 2026: cannabis medicinal no cuidado com a saúde mental
Janeiro Branco 2026: cannabis medicinal no cuidado com a saúde mental

Segundo o novo anuário da Kaya Mind, o mercado brasileiro de cannabis medicinal cresceu 30% em 2025 em relação a 2024, se aproximando de R$ 1 bilhão e atingindo 873 mil pacientes ativos. Este crescimento reflete não apenas demanda, mas também acesso ampliado: 85% dos municípios brasileiros já registram ao menos um paciente em tratamento com cannabis. Para pacientes que descontinuaram outras medicações por efeitos colaterais graves, ou aqueles não responsivos a antidepressivos e ansiolíticos convencionais, a cannabis medicinal oferece caminho viável de adesão e melhora sustentável.

– Na prática, muitos pacientes chegam à Cannect após uma longa jornada de tentativas terapêuticas frustradas. Quando bem indicado e acompanhado de perto, o uso clínico de cannabis e outras abordagens terapêuticas pode ser transformador! O objetivo é buscar melhora de sintomas e funcionalidade com segurança e revisões constantes do plano terapêutico, via Cannect Cuida. O diferencial está em combinar rigor científico, segurança farmacológica e suporte multiprofissional integrado –  afirma Rafael Pessoa, cirurgião geral, pesquisador em terapias canabinoides e saúde integrativa e Diretor Médico da Cannect. 

Referência nacional em cannabis medicinal, suplementos e terapias integrativas, a Cannect é um ecossistema que concretiza essa visão. Em 2025, a plataforma democratizou o acesso a uma jornada completa de saúde com consultas a partir de R$ 99,00 com médicos experientes, complementando o atendimento por meio do novo aplicativo que permite atendimentos digitais ágeis e integração ao Cannect Cuida, programa exclusivo de suporte multidisciplinar (enfermagem, psicologia, nutricionista e farmacêutico) que acompanha o paciente e oferece acompanhamento contínuo, monitorando a evolução clínica e ajuste de doses conforme protocolo do corpo médico. 

Sobre a Cannect 

A Cannect é um ecossistema de saúde voltado ao cuidado integral de pacientes com doenças crônicas, que combina tecnologia e ciência para oferecer acesso a tratamentos personalizados. Reconhecida pela expertise em cannabis medicinal, a empresa também integra terapias complementares como suplementos e fitoterápicos em suas linhas de cuidado. Criada em 2021, a healthtech conecta pacientes a uma rede multidisciplinar de profissionais da saúde, promovendo acompanhamento contínuo e individualizado. A empresa já atendeu mais de 100 mil pacientes com condições crônicas – como dor, ansiedade, insônia e autismo, e já capacitou mais de 12 mil médicos em práticas clínicas relacionadas ao uso da cannabis medicinal por meio de sua plataforma Dr. Cannabis.

Edições digital e impressa