Ao concluírem os cursos e cumprirem todos os requisitos, os estudantes serão convidados a participar da ‘Job Fair – Feira de Oportunidades’, evento com ofertas de estágio e emprego que será realizado em novembro.
Por Redação, com Poder360 – de São Paulo
Moradores do Estado de São Paulo que tenham interesse em ingressar na área de tecnologia da informação terão a oportunidade de participar do Qualifica SP – Novo Emprego. O programa, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu inscrições na segunda-feira para 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud, o braço de computação em nuvem do Google.
Ao concluírem os cursos e cumprirem todos os requisitos, os estudantes serão convidados a participar da ‘Job Fair – Feira de Oportunidades’, evento com ofertas de estágio e emprego que será realizado em novembro.
Dados da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, indicam que, até 2025, serão necessários mais de 500 mil novos profissionais deste segmento no país.
Diante dessa demanda, a iniciativa da secretaria de São Pauo vai formar mais de 5 mil profissionais em dois cursos on-line com duração de um mês e meio, realizados em parceria com o Google Cloud e a FAT (Fundação Apoio à Tecnologia). As inscrições devem ser realizadas pelo site www.qualificasp.sp.gov.br até 5 de agosto.
Podem participar residentes do Estado de São Paulo maiores de 18 anos. Os candidatos deverão realizar testes classificatórios após efetivarem a inscrição. A convocação será por e-mail. Em agosto, está prevista uma nova oferta com mais 2.500 vagas.
Como são os cursos
O primeiro curso é “Fundamentos de Computação em Nuvem – Google Cloud”. Com 3 mil vagas, oferece aos estudantes com pouco ou nenhum conhecimento em computação em nuvem uma visão detalhada dos conceitos que abrangem os fundamentos da nuvem, big data e aprendizado de máquina. São quatro módulos, totalizando 64 horas de curso divididas em 56 horas de conteúdo programático e oito horas de habilidades socioemocionais.
O segundo curso é o “Inteligência Artificial – Google Cloud”, com 2,5 mil vagas. Apresenta, em três módulos, um panorama dos conceitos de inteligência artificial generativa, desde os fundamentos de grandes modelos de linguagem até os princípios de responsabilidade. São 50 horas de curso, divididas em 30 horas de conteúdo programático, 12 horas de tutoria e oito horas de habilidades socioemocionais.