Rio de Janeiro, 06 de Dezembro de 2025

Rússia usará versão bilugar do caça Checkmate para atrair compradores

Embora seja baseado na mesma tecnologia avançada usada no primeiro caça de quinta geração da Rússia, o Su-57, ele tem um número de características únicas, incluindo um único motor a jato ao invés de dois.

Sexta, 03 de Setembro de 2021 às 11:28, por: CdB

Embora seja baseado na mesma tecnologia avançada usada no primeiro caça de quinta geração da Rússia, o Su-57, ele tem um número de características únicas, incluindo um único motor a jato ao invés de dois.

Por Redação, com Sputnik - de Moscou

Nesta sexta-feira, o ministro do Comércio da Rússia, Denis Manturov, afirmou que, embora o novo caça Checkmate, da Sukhoi, seja destinado à exportação, a Rússia não dependerá de investimento estrangeiro para financiar a construção do jato.
russia.jpg
Rússia usará versão bilugar do novo caça Checkmate para atrair compradores estrangeiros
Um protótipo do caça de quinta geração foi revelado em julho, durante o Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021. Embora seja baseado na mesma tecnologia avançada usada no primeiro caça de quinta geração da Rússia, o Su-57, ele tem um número de características únicas, incluindo um único motor a jato ao invés de dois. Apenas alguns caças de quinta geração são usados em torno do mundo, incluindo o Su-57, bem como o caça chinês J-20 Weilong e os norte-americanos F-22 Raptor e F-35 Lightning II. Deles, apenas o F-35 foi vendido para outras nações, e o Checkmate é amplamente visto como um concorrente direto, especialmente por ter sido projetado para ser consideravelmente mais barato. Como possíveis compradores estão os países do Oriente Médio, África do Norte e Sudeste Asiático, afirmou à Sputnik Dmitry Shugayev, diretor do Serviço Federal para Cooperação Técnico-Militar russo.

Compradores estrangeiros

Manturov observou que os compradores estrangeiros perguntam frequentemente por versões bilugar das aeronaves, como a versão Su-30 do Su-27, então ele antecipou que a versão bilugar do Checkmate também será demandada. Entretanto, ele observou que a Força Aérea russa também contará com a nova versão. A versão bilugar da aeronave pode servir para uma variedade de propósitos, incluindo o treinamento dos pilotos ou permitindo que um segundo piloto seja o oficial de armas. Na próxima versão bilugar do Su-57 o segundo piloto será o responsável direto por um enxame de drones de combate Okhotnik, que podem acompanhar os caças furtivos durante as missões. Estima-se que a entrega dos novos caças ocorra nos próximos seis anos.
Edições digital e impressa