Rio de Janeiro, 29 de Junho de 2025

Rússia estreia pagamento de metrô com identificação facial

Moscou, com 12,7 milhões de habitantes, tem um dos maiores sistemas de videovigilância do mundo. O reconhecimento facial já havia sido usado para impor quarentenas durante a pandemia e os manifestantes presentes em comícios políticos disseram que a polícia o usou para fazer prisões e detenções preventivas.

Sexta, 15 de Outubro de 2021 às 10:18, por: CdB

Moscou, com 12,7 milhões de habitantes, tem um dos maiores sistemas de videovigilância do mundo. O reconhecimento facial já havia sido usado para impor quarentenas durante a pandemia e os manifestantes presentes em comícios políticos disseram que a polícia o usou para fazer prisões e detenções preventivas.

Por Redação, com Reuters - de Moscou

A rede de metrô de Moscou lançou na sexta-feira um sistema de pagamento de passagens usando tecnologia de reconhecimento facial em mais de 240 estações, uma iniciativa que as autoridades disseram ser a primeira do tipo no mundo.
moscou.jpg
Moscou estreia pagamento de metrô com identificação facial
Moscou, com 12,7 milhões de habitantes, tem um dos maiores sistemas de videovigilância do mundo. O reconhecimento facial já havia sido usado para impor quarentenas durante a pandemia e os manifestantes presentes em comícios políticos disseram que a polícia o usou para fazer prisões e detenções preventivas. – Moscou é a primeira cidade no mundo onde esse sistema opera em tal escala – disse Maxim Liksutov, chefe do departamento de transportes da capital russa, em comunicado. Liksutov disse que o uso do Face Pay é voluntário e que outros métodos de pagamento continuam em uso. Para usar o sistema, os passageiros devem enviar sua foto e vinculá-la aos cartões de transporte e banco no aplicativo do Metrô de Moscou. Para usar o metrô, os passageiros registrados no "Face Pay" pdevem olhar para uma câmera instalada na catraca.

Criptografados

O departamento de transporte da cidade disse que os dados dos passageiros seriam criptografados com segurança. Grupos de direitos digitais, no entanto, dizem que o sistema pode minar a privacidade e os direitos humanos. Roskomsvoboda, um grupo dedicado a proteger os direitos digitais e a liberdade de informação, alertou que o Face Pay pode ser usado para fins de vigilância. A prefeitura de Moscou implementou um sistema de reconhecimento facial no metrô para detectar criminosos procurados em 2018, quando a Rússia sediou a Copa do Mundo.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo