Rio de Janeiro, 03 de Julho de 2025

Rússia declara controle de mais três localidades no leste ucraniano

Moscou anuncia a tomada de Loknia, Stupochki e Otradnoe, reforçando seu controle militar no leste da Ucrânia e propondo um novo memorando de cessar-fogo.

Sábado, 24 de Maio de 2025 às 11:39, por: CdB

Moscou enfatiza que a tomada de Stupochki permite que as forças russas reforcem seu controle sobre as tropas ucranianas nas direções de Konstantinovka e Dzeryinsky.

Por Redação, com Europa Press – de Moscou

As autoridades russas informaram a tomada das cidades de Loknia, Stupochki e Otradnoe, no leste da Ucrânia, no sábado, em um novo avanço das forças militares de Moscou.

Rússia declara controle de mais três localidades no leste ucraniano | Rússia anuncia a tomada de mais três localidades no leste da Ucrânia
Rússia anuncia a tomada de mais três localidades no leste da Ucrânia

Loknia fica na província ucraniana de Sumy, enquanto Stupochki e Otradnoe estão em Donetsk, de acordo com o Ministério da Defesa russo.

Moscou enfatiza que a tomada de Stupochki permite que as forças russas reforcem seu controle sobre as tropas ucranianas nas direções de Konstantinovka e Dzeryinsky.

Continue lendo

Loknia, por sua vez, foi tomada por unidades do grupo do norte, enquanto Otradnoye está sob o controle de unidades do grupo do leste.

Cessar-fogo

Enquanto isso, o vice-presidente do Conselho da Federação Russa, Konstantin Kosachev, referiu-se no sábado à proposta de memorando de cessar-fogo que Moscou se comprometeu a elaborar e explicou que o trabalho está “no estágio final” e que poderia ser entregue à Ucrânia “nos próximos dias”.

– O trabalho sobre o memorando continua. Em primeiro lugar, sim, ele está na fase final. Em segundo lugar, espero que o trabalho russo correspondente seja transferido para o lado oposto nos próximos dias. Essa é a informação que tenho – disse ele à estação de televisão russa RBC.Zvezda TV. Kosachev explicou que o texto “provavelmente não será público” porque o processo de negociação é “complexo” e “delicado”.

Esse compromisso russo e a troca de mais de 2 mil prisioneiros de guerra são o resultado dos contatos realizados em 16 de maio em Istambul, os primeiros contatos diretos entre a Rússia e a Ucrânia em três anos.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo