Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Rússia atualiza estratégia de segurança e amplia desdolarização da economia

Arquivado em:
Sábado, 03 de Julho de 2021 às 15:13, por: CdB

O presidente russo Vladimir Putin acabou de aprovar a nova versão da Estratégia de Segurança Nacional da Rússia. O respectivo decreto foi publicado neste sábado no portal de informações legais.

Por Redação, com Sputnik - de Moscou

A Estratégia de Segurança Nacional da Federação da Rússia é um documento estratégico que define os meios pelos quais os cidadãos, a sociedade e o Estado devem ser protegidos contra ameaças externas e internas em todas as esferas da vida nacional. O primeiro documento desta natureza foi elaborado em 1997 e tem sido continuamente atualizado tendo em consideração os novos desenvolvimentos.

putin-1.jpg
O presidente da Rússia, Vladimir Putin assinou a revisão da estratégia de segurança do país

O presidente russo Vladimir Putin acabou de aprovar a nova versão da Estratégia de Segurança Nacional da Rússia. O respectivo decreto foi publicado neste sábado no portal de informações legais.

A nova versão da estratégia enfatiza o desejo da Rússia de aumentar a previsibilidade, a confiança e a segurança na esfera internacional. Ao mesmo tempo, é sublinhada a legitimidade de medidas simétricas e assimétricas para suprimir e prevenir ações hostis que ameaçam a soberania e a integridade territorial da Federação da Rússia.

Dólar

A redução da utilização do dólar dos EUA no comércio externo é uma das formas de garantir a segurança econômica da Rússia, aponta a estratégia aprovada pelo presidente. No documento é indicada uma lista das atividades a implementar para alcançar a segurança econômica do país.

Os treinamentos da OTAN prevendo a possibilidade de utilização de armas nucleares intensificam as ameaças militares contra a Rússia, diz o documento.

"As tentativas de pressão militar sobre a Rússia, seus parceiros e aliados, o reforço da infraestrutura militar da OTAN perto das fronteiras russas, a intensificação das atividades de inteligência, o treinamento de utilização de grandes formações militares e armas nucleares contra a Rússia, tudo isso contribui para o agravamento dos perigos e ameaças militares à Federação da Rússia", indica o documento.

Ainda segundo o documento, certas forças tentam aproveitar as dificuldades da Rússia para minar a situação no país.

Resiliência

"Forças destrutivas no exterior e dentro do país tentam explorar as dificuldades socioeconômicas objetivas da Federação da Rússia para provocar processos sociais negativos e exacerbar os conflitos étnicos e religiosos", afirma o documento. Acrescenta-se que as atividades das agências de inteligência estrangeiras não diminuem.

Rússia demonstrou ao mundo a sua resistência às sanções

A Rússia demonstrou ao mundo que é resiliente e capaz de resistir à pressão das sanções, aponta a estratégia de segurança nacional.

"A Federação da Rússia demonstrou ao mundo a sua resiliência econômica e sua capacidade de resistir à pressão externa das sanções". O documento ressalta que continua o trabalho para reduzir a dependência das importações em setores-chave da economia do país.

O documento afirma ainda que os exércitos de alguns países estão treinando para desativar instalações russas de infraestrutura.

Documento

"As forças armadas desses países estão praticando ações para desativar instalações da infraestrutura informacional crítica da Federação da Rússia", lê-se no documento.

A Estratégia de Segurança Nacional da Rússia é um documento fundamental de planejamento estratégico que define os interesses nacionais e as prioridades estratégicas da Rússia, estabelecendo os meios para proteger os cidadãos e o Estado das ameaças internas e externas e estabelece objetivos para o reforço da segurança nacional e para garantir um desenvolvimento sustentável a longo prazo.

A nova estratégia substitui a versão anterior do documento, que foi aprovada por Putin no final de 2015.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo