Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Rússia apura sabotagem em explosão que matou operários nos Urais

Uma explosão em uma fábrica de produtos químicos nos Urais deixou três mortos e cinco feridos. Investigação aponta para possível sabotagem.

Sábado, 18 de Outubro de 2025 às 11:20, por: CdB

A explosão ocorreu nas instalações da fábrica “Avangard”, na cidade de Sterlitamak, uma empresa que produz componentes químicos.

Por Redação, com RFI – de Moscou

Três pessoas morreram e cinco ficaram feridas em uma explosão em uma fábrica de produtos químicos na região dos Urais, na Rússia, anunciaram as autoridades neste sábado. A explosão aconteceu na noite de sexta-feira e ainda não teve as causas reveladas. Há suspeita de ato de sabotagem.

Rússia apura sabotagem em explosão que matou operários nos Urais | Imagem ilustrativa da capital dos Urais, região onde uma explosão em uma fábrica de produtos químicos deixou três mortos e cinco feridos segundo autoridades
Imagem ilustrativa da capital dos Urais, região onde uma explosão em uma fábrica de produtos químicos deixou três mortos e cinco feridos segundo autoridades

– Uma explosão bastante violenta destruiu um dos prédios (…) Infelizmente, três pessoas morreram, todas mulheres – informou no Telegram o governador regional, Rady Khabirov.

Segundo ele, cinco pessoas também foram hospitalizadas, das quais duas estão “em estado bastante grave” após o incidente, ocorrido na noite anterior. “Houve uma explosão, cujas causas estão sendo examinadas por especialistas”, acrescentou, sem especificar, até o momento, se foi causada por um acidente ou por um possível ato de sabotagem.

A explosão ocorreu nas instalações da fábrica “Avangard”, na cidade de Sterlitamak, uma empresa que produz componentes químicos.

Guerra na Ucrânia

Khabirov destacou que essa empresa “manuseia substâncias explosivas” e “cumpre uma missão pública importante” no contexto da guerra na Ucrânia iniciada em 2022.

Segundo a imprensa russa, a fábrica “Avangard” faz parte do grupo estatal Rostec e participa da fabricação de armas e munições, além do desmonte de equipamentos militares.

Edições digital e impressa