A explosão ocorreu nas instalações da fábrica “Avangard”, na cidade de Sterlitamak, uma empresa que produz componentes químicos.
Por Redação, com RFI – de Moscou
Três pessoas morreram e cinco ficaram feridas em uma explosão em uma fábrica de produtos químicos na região dos Urais, na Rússia, anunciaram as autoridades neste sábado. A explosão aconteceu na noite de sexta-feira e ainda não teve as causas reveladas. Há suspeita de ato de sabotagem.

– Uma explosão bastante violenta destruiu um dos prédios (…) Infelizmente, três pessoas morreram, todas mulheres – informou no Telegram o governador regional, Rady Khabirov.
Segundo ele, cinco pessoas também foram hospitalizadas, das quais duas estão “em estado bastante grave” após o incidente, ocorrido na noite anterior. “Houve uma explosão, cujas causas estão sendo examinadas por especialistas”, acrescentou, sem especificar, até o momento, se foi causada por um acidente ou por um possível ato de sabotagem.
A explosão ocorreu nas instalações da fábrica “Avangard”, na cidade de Sterlitamak, uma empresa que produz componentes químicos.
Guerra na Ucrânia
Khabirov destacou que essa empresa “manuseia substâncias explosivas” e “cumpre uma missão pública importante” no contexto da guerra na Ucrânia iniciada em 2022.
Segundo a imprensa russa, a fábrica “Avangard” faz parte do grupo estatal Rostec e participa da fabricação de armas e munições, além do desmonte de equipamentos militares.