Rio de Janeiro, 16 de Dezembro de 2025

Roma quer limitar acesso e cobrar ingresso na Fontana di Trevi

Prefeitura de Roma planeja cobrar ingresso de 2 euros para turistas na Fontana di Trevi a partir de 2026, visando controlar o turismo de massa.

Terça, 16 de Dezembro de 2025 às 11:04, por: CdB

A Fontana di Trevi recebeu 5,3 milhões de visitantes apenas nos seis primeiros meses de 2025, e a tarifa seria cobrada somente de turistas, com isenção para moradores de Roma.

Por Redação, com ANSA – de Roma

A prefeitura de Roma estuda cobrar a partir de 2026 um ingresso de dois euros (R$ 12,70) para turistas visitarem a Fontana di Trevi, um dos monumentos mais famosos da capital italiana.

Roma quer limitar acesso e cobrar ingresso na Fontana di Trevi | Vista da Fontana di Trevi, no centro histórico de Roma
Vista da Fontana di Trevi, no centro histórico de Roma

Segundo o jornal Corriere della Sera, a tarifa entrará em vigor no dia 7 de janeiro, porém fontes do governo municipal disseram à agência italiana de notícias ANSA que a hipótese ainda está em análise e que nenhuma decisão foi tomada até o momento.

Em 2024, a prefeitura já limitou o número de visitantes no monumento a 400 pessoas por vez, e a cobrança de ingresso seria um passo à frente no plano da capital para coibir os efeitos nocivos do turismo de massa.

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi recebeu 5,3 milhões de visitantes apenas nos seis primeiros meses de 2025, e a tarifa seria cobrada somente de turistas, com isenção para moradores de Roma. O dinheiro arrecadado seria destinado à melhoria da oferta de serviços turísticos da capital.

Outras cidades italianas também vêm adotando medidas para frear os efeitos nocivos do turismo de massa nos últimos anos.

Em 2024, Veneza passou a testar um sistema de reservas a pagamento para entrar no seu centro histórico, medida repetida em 2025 e que voltará a ser aplicada em 2026. Já Florença proibiu novos imóveis para aluguel de temporada na área do município tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco.

Edições digital e impressa