O Estado do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira a imunização de crianças, gestantes, puérperas e indígenas contra a gripe. A campanha começou no último dia 14, com a vacinação de profissionais que atuam em unidades de saúde.
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
O Estado do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira a imunização de crianças, gestantes, puérperas e indígenas contra a gripe. A campanha começou no último dia 14, com a vacinação de profissionais que atuam em unidades de saúde.
A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é, até julho, imunizar 6,8 milhões de pessoas ou 90% dos grupos prioritários. A campanha é dividida em três etapas.
A segunda etapa
A segunda etapa, que se estende de 11 de maio a 8 de junho, focará em idosos com 60 anos ou mais e professores. Já a última etapa, de 9 de junho a 9 de julho, será voltada a pessoas com comorbidades e profissionais como caminhoneiros, rodoviários, profissionais de segurança etc.
Quem tomou a vacina contra a covid-19 precisa ficar atento ao intervalo entre os dois imunizantes. Aqueles que receberam a CoronaVac podem tomar a vacina contra a gripe 15 dias depois da segunda dose. Já quem foi imunizado com a Oxford/AstraZeneca pode tomar a vacina contra gripe 15 dias depois da primeira dose.
Professores da rede pública com 55 anos ou mais
O município do Rio de Janeiro começou no sábado a vacinar profissionais de educação que estão na ativa em unidades públicas da rede de educação básica localizadas na capital. Só podem tomar a vacina aqueles tiverem 55 anos de idade ou mais.
Estão incluídos profissionais que trabalham na Secretaria Municipal de Educação, na Secretaria Estadual de Educação, na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em instituições federais.
Para receber a vacina, esses profissionais deverão apresentar documento oficial com foto e os dois últimos contracheques. A Secretaria Municipal de Saúde orienta aqueles que não tenham contracheque com o nome da unidade escolar ou outra forma de comprovar a atuação na escola a providenciar uma declaração da instituição de ensino e comparecer para se imunizar no dia 24 de abril. A vacinação dos profissionais de educação seguirá no sábado que vem, quando poderão se vacinar aqueles que têm 50 anos ou mais.
Outros públicos-alvos
O cronograma de vacinação do município do Rio também prevê que podem se vacinar no sábado pessoas de qualquer categoria profissional com 62 anos de idade ou mais, pessoas que devem receber a segunda dose da vacina e profissionais de saúde na ativa com 50 anos ou mais.
Os profissionais de saúde devem comparecer aos postos de vacinação entre 13h e 17h, com documento original com foto e comprovante do conselho de classe. Mais orientações podem ser obtidas no site oficial da vacinação no Rio de Janeiro.
A programação da prefeitura do Rio alcançará na semana que vem todas as faixas etárias da população idosa na cidade, com a aplicação da primeira dose em pessoas de 60 e 61 anos entre a próxima segunda-feira e o próximo sábado.
Na semana seguinte, que se inicia em 26 de abril, terá início a vacinação de grupos prioritários com menos de 60 anos, o que inclui pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes e profissionais da saúde, educação, segurança pública e limpeza urbana que estejam na ativa.