Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Rede social X concede selo azul grátis para contas com muitos seguidores

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Sexta, 05 de Abril de 2024 às 12:40, por: CdB

O empresário comprou a plataforma em 2022 e uma das primeiras medidas que tomou foi cancelar a concessão dos selos de verificação para contas de pessoas ou órgãos considerados importantes.


Por Redação, com Poder360 - de São Francisco


Alguns usuários do X (antigo Twitter) estão recebendo o selo de verificação em seus perfis (o selo azul ao lado do nome) mesmo sem terem assinado o  X Premium. A medida havia sido anunciada na última semana pelo dono da rede social, Elon Musk.




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Marca passou a ser paga quando Musk comprou a rede social; antes, era para perfis de pessoas ou órgãos considerados importantes

O empresário comprou a plataforma em 2022 e uma das primeiras medidas que tomou foi cancelar a concessão dos selos de verificação para contas de pessoas ou órgãos considerados importantes. Ele criou um sistema de assinatura, o X Premium, em que os usuários pagam um valor mensal para ter a marca azul e obter alguns benefícios na rede social.



Selo de verificação


Além do selo de verificação, contas que assinam o X Premium ou Premium+ têm anúncios reduzidos e posicionamento mais alto nos feeds da rede social. Também podem usar o Grok, o chatbot de IA (inteligência artificial) do X.


– Daqui para frente, todas as contas do X com mais de 2,5 mil seguidores verificados receberão recursos Premium gratuitamente e contas com mais de 5 mil receberão Premium+ gratuitamente – escreveu Musk na rede social.


Musk concluiu a compra do Twitter em outubro de 2022 por US$ 44 bilhões e realizou diversas mudanças.


Em dezembro do ano passado, a Comissão Europeia, órgão Executivo da UE (União Europeia), anunciou ter aberto um processos de infração contra o X por suspeita de violar a DSA (sigla em inglês para Lei de Serviços Digitais) do bloco europeu.


Conforme o órgão, a plataforma não cumpre regras de transparência, apresenta falhas no combate à desinformação e disseminação de conteúdos ilegais, além de ter um padrão “obscuro” de interface do usuário.


A Comissão Europeia contestou o X por usar o que chamou de “design enganoso” na interface do usuário. A questão envolve o selo azul de verificação.




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