Estudantes da primeira infância da rede municipal do Rio de Janeiro recebem jogos de dança no Projeto Petrobras Mirim ministrado por bailarinos da Focus Cia de Dança.
Por Redação - do Rio de JaneiroFebre em aplicativos de moda e filmes curtos nas redes sociais, as dancinhas protagonizadas por crianças alinham diversão e muitos likes mundo afora. Também sugerem caminhos para trabalhos de sensibilização na primeira infância, a faixa etária compreendida entre 4 e 6 anos.
A importância deste aspecto tão lúdico quanto educativo no desenvolvimento do indivíduo culmina no Projeto Petrobras Mirim inaugurado pela Focus Cia de Dança esta semana. A partir de todo o minucioso estudo feito para o espetáculo infantil Bichos Dançantes, dirigido pelo coreógrafo Alex Neoral, os bailarinos Monise Marques e Cosme Gregory implantam em jogos lúdicos ações de movimentos com as crianças. As aulas acontecem durante os turnos normais ao longo do mês de junho.
O Projeto Petrobras Mirim está concentrado em unidades de educação da região do Centro do Rio, que recebem 30 aulas. Nesta primeira fase, estão sendo contempladas as Escolas de Desenvolvimento Infantil (EDI) Rachel de Queiroz, na Avenida Presidente Vargas, EDI Campos Salles, na Praça da República, CIEP Pedro Varella, na Rua do Lavradio, e Escola Municipal Guatemala, no Bairro de Fátima.
Dois bailarinos da Focus Cia de Dança Dois bailarinos da Focus Cia de Dança estão em campo em cada escola, na aplicação das 30 aulas. Uma delas é Monise Marques.
– Acredito que a partir da dança contemporânea lúdica as crianças são incentivadas a experimentar novas camadas de criatividade, sendo também ativadas em aspectos psicológicos, como espontaneidade e interação com o próprio corpo. Tudo isso afeta positivamente a interação com o grupo de colegas. Nosso trabalho respeita a diversidade e o desenvolvimento de cada aluno, tomando por base todos os estudos que a companhia realizou para a encenação da coreografia Bichos Dançantes – explica Monise.
Há nove anos na Cia, Cosme Gregory é a segunda ponta da dupla de artistas que estão realizando o Projeto Petrobras Mirim. “A principal preocupação é que os jogos de dança sejam realizados de forma colaborativa, a partir do momento que nós interpretamos os anseios do grupo de crianças e estabelecemos trocas com nosso repertório de gestos e conhecimento. É fundamental frisar que as atividades repercutem na rotina de cada aluno ajudando a aguçar a concentração, coordenação motora e auto estima”, analisa.
Sobre a Focus Cia de Dança
Com 25 obras e 15 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá.
Em 2021 lançou, além de Bichos Dançantes, o novo espetáculo Vinte, uma homenagem a Clarice Lispector e em comemoração aos 21 anos da companhia. Em 2020, durante a pandemia, lançou Corações em Espera, criação do grupo, que foi exibida ao vivo, através de streaming, pelo YouTube, indicada ao prêmio APCA na categoria criação, ficando em cartaz por 17 semanas. Em 2019 ganhou o 1º Prêmio Cesgranrio de Dança, com a coreografia Keta, do espetáculo Still Reich, e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda neste ano recebeu a indicação de melhor coreografia para Focus Dança Bach pelo 2º Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailarina Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.
Com o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, que já ultrapassou a marca de 300 apresentações e esse ano completa 10 anos, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção. Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.
Equipe
Direção Artística, concepção, coreografia e texto: Alex Neoral
Direção de Produção e Gestão: Tatiana Garcias
Elenco Bichos Dançantes: Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor Hamamoto e Wesley Tavares
Professores “Projeto Petrobras Mirim”: Cosme Gregory e Monise Marques Coordenação de Projeto: Buenos Dias Projetos e Produções Culturais Produção Executiva: Giselli Ribeiro
Programação Visual: Barbara Lana
Ilustração: Eléonore Guisnet