Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Professores das universidades estaduais de Minas Gerais fazem paralisação

Arquivado em:
Quinta, 25 de Maio de 2023 às 12:08, por: CdB

O dia de mobilização faz parte da Semana Nacional de Lutas das Universidades Estaduais, convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior do Brasil (Andes).


Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília


Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) paralisaram suas atividades na quarta-feira. A categoria reivindica que o governo de Romeu Zema (Novo) realize a nomeação de profissionais, faça mais investimentos e promova a revisão do plano de carreira.




professores-2.jpeg
Em abril desde ano, a ALMG já havia organizado um debate sobre a situação dos docentes

Durante a manhã, os professores estiveram em audiência pública que debateu a valorização da categoria na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).


O dia de mobilização faz parte da Semana Nacional de Lutas das Universidades Estaduais, convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior do Brasil (Andes).



Processo se arrasta


Em abril desde ano, a ALMG já havia organizado um debate sobre a situação dos docentes. Desde o último concurso público, realizado em 2017, apenas 13 dos 38 mil aprovados foram nomeados pelo governo estadual. Como consequência, os professores relatam que estão trabalhando com vínculos precários.


Durante a reunião, um representante da Secretaria de Educação de Minas Gerais disse que um novo edital seria publicado até maio.


Em novembro de 2022, o tema também pautou audiência pública no parlamento mineiro. Na ocasião, além da falta de nomeações, servidores da UEMG e da Unimontes relataram receber até três vezes menos que profissionais de outros estados, justificando a necessidade de revisão do plano de carreira.



Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo