Inscrição é feita de forma online pelo site matricula.rio ou na escola mais próxima; CPF da criança é obrigatório para o procedimento.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Os responsáveis por estudantes da rede municipal do Rio têm somente até esta quinta-feira para solicitar a transferência interna dos alunos para o ano letivo de 2026. O prazo começou nesta terça e vale para diferentes segmentos da educação básica.

A mudança de unidade pode ser requerida para alunos das creches (6 meses a 3 anos), da Pré-escola (4 e 5 anos), do Ensino Fundamental (a partir de 6 anos) e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Como fazer a inscrição
O procedimento é realizado pela internet, por meio do portal oficial da prefeitura, o matricula.rio. Na hora do cadastro, é obrigatório informar o CPF da criança ou do estudante.
Pais e responsáveis que não possuírem acesso à rede podem procurar uma escola municipal próxima à residência para receber atendimento presencial e auxílio no preenchimento do pedido.
Consulta de unidades por região
Para verificar quais unidades têm disponibilidade perto de casa, o site oferece a aba “Escolas por Região”, que lista as opções existentes em cada bairro e área da cidade.
A Secretaria Municipal de Educação informa que os estudantes que não desejam se transferir terão a matrícula renovada automaticamente, com vaga garantida para 2026, sem necessidade de acessar o sistema.
Programa Escola de Férias
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro abriu inscrições para a colônia de férias destinada aos alunos da Pré-escola ao Ensino Fundamental II. O programa Escola de Férias sempre acontece durante os recessos escolares em unidades de ensino da rede carioca.
As atividades do Escola de Férias acontecerão entre os dias 7 e 16 de janeiro, das 8h30 às 15h, em unidades municipais espalhadas pela cidade. As inscrições devem ser feitas diretamente no link https://multi.rio/edf/apresentacao.php até o dia 16 (último dia da colônia). No ato, o responsável deverá emitir o termo de responsabilidade (que está disponível no site) e levá-la à escola escolhida.
– Sabemos que este período do ano pode ser vivido de formas diferentes por cada família. Nem todos têm a chance de viajar, mas toda criança merece curtir as férias. Pensando nisso, o Escola de Férias promove oficinas de arte, esportes, raciocínio lógico e diversas brincadeiras, garantindo muita diversão para os carioquinhas -, afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Serão oferecidas atividades de recreação, oficinas de inovação e tecnologia, corpo e movimento, construção do pensamento lógico, artes e musicalização, linguagem e comunicação. Os alunos inscritos no Escola de Férias da rede carioca recebem desjejum, almoço e lanche na unidade escolar escolhida para participar do projeto.
Veja a lista das escolas selecionadas
GEO Edmundo Bittencourt
Rua Lopes Trovão, 287 – São Cristóvão
GET CIEP Nação Rubro Negra
Praça Nossa Sra. Auxiliadora, S/N – Leblon
Escola Municipal Ministro Orosimbo Nonato
Rua Darke de Mattos, 152 – Higienópolis
CIEP Graciliano Ramos
Rua Jorge Lacerda, S/N – Jardim América
Escola Municipal Mendes Viana
Estrada do Colégio, 940 – Colégio
Escola Municipal Professor Escragnolle Dória
Rua Gil Eanes, 76 – Costa Barros
GET Pio X
Rua Serra Negra, 103 – Tanque
CIEP Olof Palme
Estrada do Taquaral, S/N – Bangu
CIEP Francisco Cavalcante Pontes de Miranda
Estrada Moriçaba, S/N – Senador Vasconcelos
Escola Municipal Casemiro de Abreu
Estrada do Mendanha, 4.842 – Campo Grande
Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro
Rua São Gomário, S/N, Vila Paciência – Santa Cruz
CIEP João Mangabeira
Av. Ilha das Enxadas, S/N, Bancários – Ilha do Governador