Rio de Janeiro, 20 de Julho de 2025

Pianista Yuja Wang, aplaudida de pé, presta homenagem a Nelson Freire

A pianista Yuja Wang prestou homenagem ao virtuoso Nelson Freire em concerto no Teatro Cultura Artística, tocando peças imortais ao lado da Mahler Chamber Orchestra.

Quinta, 12 de Junho de 2025 às 11:52, por: CdB

A homenagem a Nelson Freire foi uma decisão de Yuja, que se declara uma fã incondicional do virtuoso nascido em Boa Esperança, das Minas Gerais.

Por Redação – de São Paulo

A pianista chinesa Yuja Wang realizou, na noite passada, um de seus quatro concertos no Teatro Cultura Artística, ao lado da Mahler Chamber Orchestra, em homenagem à memória do músico Nelson Freire tocando, no bis, a peça a ‘Dança dos Espíritos Abençoados’, da ópera ‘Orfeu e Eurídice’, composta em 1762 pelo alemão Christoph Willibald Gluck e executada com brilhantismo pelo pianista brasileiro. Yuja é hoje referência do piano internacional, assim como o grupo carrega um histórico exemplar de gravações e parcerias com os principais músicos da atualidade.

Pianista Yuja Wang, aplaudida de pé, presta homenagem a Nelson Freire | A pianista virtuosíssima Yuja Wang revela ser uma fã incondicional de Nelson Freire
A pianista virtuosíssima Yuja Wang revela ser uma fã incondicional de Nelson Freire

O repertório das quatro apresentações é o mesmo. O grupo vai tocar a Abertura Coriolano, de Beethoven, e o Concerto em mi bemol maior para orquestra de câmara Dumbarton Oaks, de Igor Stravinski. A homenagem a Nelson Freire foi uma decisão de Yuja, que se declara uma fã incondicional do virtuoso nascido em Boa Esperança, das Minas Gerais. A peça transcrita pelo italiano Giovanni Sgambatti, tornou-se uma das máximas de Freire, e Yuja gravou a melodia no disco ‘The Vienna Recital’, lançado no ano passado.

 

Imortais

Na terceira apresentação na capital paulista, a pianista foi acompanhada dos demais músicos no palco nas versões imortais para orquestra de câmara de dois grandes concertos para piano e orquestra do repertório: o Concerto para piano n.º 2 de Chopin e o Concerto para piano n.º 1 de Tchaikovski.

A Mahler Chamber Orchestra foi criada pelo maestro italiano Claudio Abbado e reúne músicos de 25 países.

Edições digital e impressa