Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Papa Leão XIV visitará Turquia e Líbano, confirma Vaticano

A primeira viagem internacional do Papa Leão XIV começa em Iznik, Turquia, celebrando os 1.700 anos do Primeiro Concílio de Niceia.

Terça, 07 de Outubro de 2025 às 11:05, por: CdB

O cronograma completo ainda não foi divulgado, mas a visita começará pela cidade turca de Iznik, conhecida na Antiguidade como Niceia, realizando um desejo do finado papa Francisco.

Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano

O Vaticano anunciou nesta terça-feira que a primeira viagem internacional do papa Leão XIV será para Turquia e Líbano, entre 27 de novembro e 2 de dezembro.

Papa Leão XIV visitará Turquia e Líbano, confirma Vaticano | Papa Leão XIV fará primeira viagem internacional a partir de 27 de novembro
Papa Leão XIV fará primeira viagem internacional a partir de 27 de novembro

O cronograma completo ainda não foi divulgado, mas a visita começará pela cidade turca de Iznik, conhecida na Antiguidade como Niceia, realizando um desejo do finado papa Francisco.

Primeiro Concílio de Niceia

O objetivo é celebrar os 1,7 mil anos do Primeiro Concílio de Niceia, convocado pelo então imperador romano Constantino I e que foi o primeiro evento a resolver controvérsias teológicas no cristianismo primitivo, como a natureza divina de Jesus Cristo.

– Acolhendo o convite do chefe de Estado [o presidente Recep Tayyip Erdogan] e das autoridades eclesiásticas do país, o papa realizará uma viagem apostólica à Turquia entre 27 e 30 de novembro, dirigindo-se em peregrinação a Iznik, por ocasião do 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia – disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O Concílio de Niceia determinou que Jesus e Deus são constituídos pela mesma essência divina, afirmou a doutrina da Santíssima Trindade e fixou a data para celebração da Páscoa, festividade que relembra o dogma da ressurreição de Cristo.

A visita será realizada em meio às negociações para que a Páscoa volte a ser comemorada em uma única data por todas as vertentes do cristianismo, desejo já expressado pelo próprio pontífice e por lideranças ortodoxas.

Em seguida, de acordo com Bruni, Leão XIV embarcará para o Líbano, conturbado país do Oriente Médio com uma importante comunidade cristã e onde ele ficará até 2 de dezembro. “O programa da viagem será divulgado no tempo devido”, salientou o porta-voz.

Edições digital e impressa