As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que acrescentou que o pontífice de 88 anos “mantém seu repouso”.
Por Redação, com ANSA – de Roma
O papa Francisco transcorreu mais uma “noite tranquila” no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado há 20 dias devido a uma pneumonia bilateral provocada por uma infecção polimicrobiana.

As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que acrescentou que o pontífice de 88 anos “mantém seu repouso” no apartamento papal no 10º andar de um dos maiores hospitais privados da Europa.
Na noite de quarta-feira, o Vaticano informou que o estado clínico do papa era “estável” e que ele não teve novos episódios de insuficiência respiratória.
Oxigenoterapia de alto fluxo
De acordo com esse boletim, Francisco recebeu oxigenoterapia de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica não invasiva de noite. A primeira utiliza cânulas nasais para administrar oxigênio ao paciente, enquanto a segunda é realizada por meio de uma máscara.
Segundo fontes vaticanas, essa alternância se repetiu nesta quinta, indicando que o pontífice tem recebido auxílio respiratório de modo contínuo. Francisco também realiza exercícios de fisioterapia física para melhorar a mobilidade.
Os médicos ainda não fazem prognósticos, e o papa, que está internado desde 14 de fevereiro, não tem previsão de alta.