Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Papa Francisco expressa preocupação com crise no Brasil

"Penso nas várias crises políticas em diversos países do continente americano, com sua carga de tensão e formas de violência que agravam os conflitos sociais", disse o líder da Igreja Católica em um discurso para o corpo diplomático no Vaticano.

Segunda, 09 de Janeiro de 2023 às 09:32, por: CdB

"Penso nas várias crises políticas em diversos países do continente americano, com sua carga de tensão e formas de violência que agravam os conflitos sociais", disse o líder da Igreja Católica em um discurso para o corpo diplomático no Vaticano.

Por Redação, com ANSA - da Cidade do Vaticano/Brasília/Berlim

O papa Francisco expressou nesta segunda-feira preocupação com os episódios de violência praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília.

papa.jpg
Papa Francisco

– Penso nas várias crises políticas em diversos países do continente americano, com sua carga de tensão e formas de violência que agravam os conflitos sociais – disse o líder da Igreja Católica em um discurso para o corpo diplomático no Vaticano.

– Penso especialmente ao que aconteceu recentemente no Peru e, nas últimas horas, no Brasil, e à preocupante situação no Haiti – acrescentou.

Papa presta solidariedade aos afetados por mau tempo na Alemanha

O papa Francisco "está profundamente comovido" com a notícia das fortes chuvas e inundações que atingiram alguns países da União Europeia (UE), principalmente a Alemanha, deixando mais de 60 mortes até o momento.

A informação foi revelada em um telegrama enviado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, ao presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Segundo o documento, o Pontífice "recorda na oração as pessoas que perderam a vida e exprime aos familiares a sua profunda solidariedade".

Francisco tem rezado, sobretudo, "pelas pessoas que continuam desaparecidas, pelos feridos e por aqueles que sofreram danos ou perderam os seus bens por causa da força da natureza".

Além disso, o líder da Igreja Católica assegura a todos, incluindo as forças de emergência e os socorristas, sua proximidade espiritual. "O papa Francisco implora a ajuda e proteção de Deus para todos", acrescenta o telegrama.

A Alemanha é um dos países mais afetados pelas fortes chuvas registradas nesta quinta-feira. Até o momento, 58 vítimas foram contabilizadas no território alemão e outras cinco na Bélgica. A onda de mau tempo também atingiu regiões de Luxemburgo e Países Baixos, mas os danos foram apenas materiais.

De acordo com as autoridades alemãs, há dezenas de pessoas desaparecidas nas inundações que afetaram a área ocidental do país.

Nesta tarde, o Ministério das Relações Exteriores da Itália também prestou solidariedade a todos os atingidos pelas enchentes e enviou "as mais profundas condolências aos governos e povos da Alemanha e da Bélgica pelas vidas perdidas nas terríveis inundações".

– Os nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas. A Itália está pronta a fornecer todo o suporte necessário – escreveu a Farnesina no Twitter.

Edições digital e impressa