Em sua homilia, o papa disse que um mundo que olha para o futuro, enquanto se esquece de ter um “olhar materno”, é míope.
Por Redação, com Ansa - de Roma
O papa Francisco, em primeira mensagem de Ano Novo transmitida nesta terça-feira, lamentou a falta de união ao redor do mundo e fez um alerta contra a busca por lucro que beneficia apenas alguns.
— Quanta dispersão e solidão existe ao nosso redor. O mundo está completamente conectado, mas parece cada vez mais desunido — disse o papa durante tradicional missa de Ano Novo na basílica de São Pedro.
Em sua homilia, o papa disse que um mundo que olha para o futuro, enquanto se esquece de ter um “olhar materno”, é míope.
— Pode aumentar os lucros e não mais ver os outros como crianças. Fará dinheiro, mas não para todos. Vamos morar todos na mesma casa, mas não como irmãos e irmãs — disse o papa.
Diversidade
As palavras do papa ocorrem depois de um 2018 turbulento para o papa, cuja igreja foi atingida por escândalos sexuais ao redor do mundo.
O senso de crise foi ressaltado na segunda-feira, quando o porta-voz do Vaticano e seu vice renunciaram abruptamente, após desentendimentos sobre a estratégia de comunicação.
O papa Francisco não fez referência sobre as renúncias, mas pediu para os católicos romanos continuarem juntos à igreja:
— A unidade vale mais do que a diversidade.
Ele também alertou que a Igreja Católica arrisca-se a se tornar um “lindo museu do passado” se as pessoas perderem o “deslumbramento da fé”.