Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2025

Palácio Tiradentes ganha iluminação especial de Natal e abre para visitas

Visite o Palácio Tiradentes, agora iluminado para o Natal! Descubra sua arquitetura e história enquanto aprecia a beleza das luzes natalinas.

Segunda, 22 de Dezembro de 2025 às 12:25, por: CdB

O prédio, que se aproxima de 100 anos de existência, tem estilo eclético e fachada revestida em concreto armado.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, recebeu uma iluminação especial de Natal que passou a destacar ainda mais a arquitetura do edifício, um dos marcos do Centro do Rio. As luzes foram instaladas na cúpula, nas seis colunas da fachada e ao longo de toda a escadaria principal, criando uma ambientação temática para o período de fim de ano.

Palácio Tiradentes ganha iluminação especial de Natal e abre para visitas | Palácio Tiradentes é iluminado para o Natal e recebe visitantes
Palácio Tiradentes é iluminado para o Natal e recebe visitantes

O prédio, que se aproxima de 100 anos de existência, tem estilo eclético e fachada revestida em concreto armado. Um dos elementos centrais é a cúpula externa, adornada por esculturas alegóricas que representam a Independência e a República.

No interior, a cúpula é ornamentada com pinturas do artista brasileiro Rodolfo Chambelland e abriga um vitral que reproduz o céu da noite de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

Patrimônio histórico e visitas

O Palácio Tiradentes reúne ainda obras de artistas reconhecidos na história das artes plásticas brasileiras, como Eliseu Visconti, Carlos Oswald e João Timóteo da Costa. No plenário, o painel decorativo executado por Visconti em 1926 retrata a assinatura da primeira Constituição Republicana, promulgada em 1891. A obra, restaurada em 2001, reúne em tamanho natural os retratos dos 63 constituintes.

Além da iluminação especial, o Palácio Tiradentes segue aberto à visitação pública. Grupos com mais de 10 pessoas devem realizar agendamento prévio, o que permite melhor organização das visitas. Para grupos menores, não há necessidade de agendamento, sendo exigida apenas a apresentação de documento de identificação na entrada.

Edições digital e impressa