Os alvos da ação são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios, tentativas de homicídio e roubos.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil realizou uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, com o objetivo de prender criminosos envolvidos em roubos e assassinatos.

A Operação Gilhotina tem como meta o cumprimento de sete mandados de prisão contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP). Os alvos da ação são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios, tentativas de homicídio e roubos.
As investigações apontam que há um núcleo dentro da facção responsável por execuções de membros de grupos rivais. Os traficantes do Morro dos Macacos têm protagonizado sucessivos confrontos com criminosos do Morro São João, no Engenho Novo, área controlada pelo Comando Vermelho (CV).
Durante a chegada das equipes policiais ao local, os bandidos reagiram, e houve troca de tiros. Um fuzil foi apreendido na ação.
A operação é fruto de uma investigação que durou seis meses, baseada em três inquéritos instaurados na 20ª DP (Vila Isabel). A ação conta também com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da 22ª DP (Penha).
Polícia Civil
De acordo com a Polícia Civil, criminosos que anteriormente integravam o TCP migraram para o CV, e os familiares desses ex-integrantes passaram a sofrer retaliações. Essas pessoas vêm sendo ameaçadas, expulsas de suas casas e, em alguns casos, assassinadas no Morro dos Macacos.
“Essa investigação é oriunda de três inquéritos que apura a atuação da narcotraficância na região dos Macacos, o tribunal de execução que é composto pela cúpula de traficantes da região ali do Morro dos Macacos, todos esses bastidores da guerra envolvendo as facções do Comando Vermelho e do Terceiro Comando”, diz a delegada Camila Lourenço, responsável pelas investigações da 20ª DP.