A OpenAI surpreendeu o mercado na sexta-feira ao anunciar a demissão de Altman e sua saída do conselho. Segundo o jornal, os investidores da OpenAI e apoiadores de Altman pressionaram os quatro membros do conselho da startup para trazê-lo de volta.
Por Redação, com Reuters - de Nova York, NY-EUA
Sam Altman, ex-presidente-executivo da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, participava neste domingo de negociações com o conselho da empresa para retornar ao cargo. A informação foi publicada na atual edição do diário norte-americano ‘The New York Times’ (NYT).
A OpenAI surpreendeu o mercado na sexta-feira ao anunciar a demissão de Altman e sua saída do conselho. Segundo o jornal, os investidores da OpenAI e apoiadores de Altman pressionaram os quatro membros do conselho da startup para trazê-lo de volta.
Além dele, Greg Brockman também negocia seu retorno. Ele também é cofundador da startup e ocupava o cargo de presidente da OpenAI, mas se demitiu após a saída de Altman.
Investimentos
De acordo com o NYT, a Microsoft estaria liderando a campanha de pressão pela volta de Altman. A empresa tem investimentos de US$ 13 bilhões na OpenAI. Por fim, o jornal informa que foi ventilada a possibilidade de que um grupo de investidores estava disposto a aportar recursos em uma nova empresa comandada por Altman, para concorrer com a criadora do ChatGPT.
A demissão de Altman foi informada em um comunicado da OpenAI, em que foram feitas duras críticas ao executivo e dizendo que ele "não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades".
"O conselho não confia mais na capacidade dele de continuar liderando a OpenAI", disse a empresa, em nota.
Executivo
A OpenAI, empresa pioneira no desenvolvimento de ferramentas amplamente utilizadas de IA generativa, demitiu seu cofundador e CEO Sam Altman e perdeu outro executivo sênior após uma série de desentendimentos crescentes sobre questões fundamentais no cerne da inteligência artificial: como manter a tecnologia segura e, ao mesmo tempo, lucrar com ela.
Ao anunciar a saída de Altman, o conselho da OpenAI também disse que Mira Murati, uma engenheira nascida na Albânia e formada em Dartmouth, que ajudou a desenvolver alguns dos produtos mais conhecidos da empresa como sua diretora de tecnologia (CTO), será a CEO interina da OpenAI.
Ao lado dos desentendimentos sobre a estratégia, os membros do conselho também lidaram com as ambições empreendedoras de Altman.