Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

ONU precisa garantir segurança da usina de Zaporizhia, diz Zelensky

Arquivado em:
Quinta, 18 de Agosto de 2022 às 11:18, por: CdB

Zelensky afirmou que ele e Guterres, reunidos na cidade de Lviv, no Oeste do país, discutiram um acordo mediado pela ONU, com o objetivo de aliviar a crise alimentar global, e concordaram que a coordenação de esforços para garantir as exportações ucranianas deve continuar.

Por Redação, com ABr - de Kiev

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira, após conversas com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que a instituição precisa garantir a segurança da usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pelas forças russas.
onu-1.jpeg
O presidente ucraniano se reuniu com o secretário-geral, António Guterres, em Lviv
Zelensky afirmou que ele e Guterres, reunidos na cidade de Lviv, no Oeste do país, discutiram um acordo mediado pela ONU, com o objetivo de aliviar a crise alimentar global, e concordaram que a coordenação de esforços para garantir as exportações ucranianas deve continuar. – Foi dada especial atenção ao tópico da chantagem nuclear da Rússia na usina nuclear de Zaporizhzhia. Esse terror deliberado por parte do agressor pode ter consequências catastróficas globais para o mundo inteiro – escreveu Zelensky no Telegram. – Portanto, a ONU precisa garantir a segurança desse objeto estratégico, sua desmilitarização e libertação completa das tropas russas.

Kiev acusa Moscou

Kiev acusa Moscou, cujas forças tomaram a usina nuclear em março, de usá-la como escudo para bombardear alvos ucranianos. Também diz que a Rússia bombardeou a usina. Moscou afirma que a Ucrânia é quem bombardeia a instalação. A Rússia disse nesta quinta-feira que pode fechar a maior usina nuclear da Europa, depois que ela foi bombardeada na linha de frente na Ucrânia, medida que, segundo Kiev, aumentaria o risco de uma catástrofe nuclear no país.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo