Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Nível da água no Guaíba gera novo alerta em Porto Alegre

Arquivado em:
Segunda, 24 de Junho de 2024 às 11:59, por: CdB

Na Serra Gaúcha o tempo também começou a complicar a partir desta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o alerta é de que fortes chuvas devem atingir a região, com possibilidade de queda de raios e granizo. 

Por Redação, com CartaCapital e ABr – de Brasília

O nível do Guaíba apresentou alta superior a 20 centímetros em apenas 12 horas, medido entre a noite deste domingo e a manhã desta segunda-feira. O monitoramento foi realizado pelo Sistema Geológico do Brasil (SGB), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

rsenchentes.jpg
Sistemas meteorológicos indicam temporal para a próxima quarta-feira em Porto Alegre

Na tarde de domingo, a medição mostrava que a água atingia 3,2 metros. As 7h da manhã desta segunda, o nível do lago na capital gaúcha chegou a 3,4 metros.

Apesar da alta no nível da água, o Guaíba ainda está abaixo da cota de inundação, fixada em 3,6 metros.

Nas atuais condições meteorológicas de Porto Alegre, o lago demoraria 2 dias e 11 horas para chegar na marca de inundação.

No entanto, estão previstas tempestades para a região metropolitana da cidade, o que coloca os moradores, novamente, em alerta.

Segundo informações do Climatempo, Porto Alegre terá o céu encoberto durante a manhã desta segunda, com possibilidades de pancadas de chuvas.

Na quarta-feira 26 estão esperados temporais durante todo o dia.

Na Serra Gaúcha o tempo também começa a complicar a partir desta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o alerta é de que fortes chuvas devem atingir a região, com possibilidade de queda de raios e granizo.

O Rio Jacuí também tem alerta de elevação de nível, podendo causar inundação na cidade de Cachoeira do Sul.

Estado gaúcho terá instabilidade, temporais e frio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou no domingo, que o tempo ficou instável no Rio Grande do Sul, com possibilidade de novas pancadas de chuva e a queda acentuada nas temperaturas entre o fim do dia e segunda-feira. Há ainda o risco de queda de granizo e rajadas de vento acima dos 60 quilômetros por hora (km/h).

No norte do Estado, choveu forte na manhã de domingo. E na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo ficou seco no decorrer do dia, com temperaturas baixas. Segundo o Inmet, os acumulados de chuva acima dos 50 milímetros (mm) devem atingir a divisa com Santa Catarina e o centro-sul do Paraná, podendo causar alguns transtornos.

As condições climáticas ocorrem devido ao deslocamento da frente fria pelo Estado gaúcho. Ainda de acordo com o instituto, a massa de ar frio e seco desloca a instabilidade para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná durante esta segunda-feira.

Alertas de inundação

Na noite do último sábado, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu dois alertas de inundação para as populações que residem próximas a dois rios que atravessam o Estado. Os alertas são válidos por 24h.

O primeiro deles é sobre a elevação do rio Jacuí, a partir do município de Cachoeira do Sul. O segundo alerta é sobre uma lenta elevação do rio Uruguai a partir do município de São Borja.

O órgão estadual orienta os moradores de áreas com histórico de alagamentos ou inundações que procurem sair com antecedência das áreas de risco e permaneçam em locais seguros.

Rios e lagos

O nível do lago Guaíba, na Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre, às 7h do domingo, estava em 3,20 metros (m), o que corresponde a 5 centímetros acima da referência de alerta (3,15 m), nesta localidade. O nível do Guaíba ainda está abaixo da cota de inundação, estabelecida em 3,6 m.

Porto Alegre

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre (RS) emitiu, na tarde de sábado, um alerta meteorológico preventivo diante da possibilidade de tempestade (entre 20 e 45 milímetros por hora ou até 55 milímetros por dia), ventos intensos (entre 40 e 70 quilômetros por hora), descargas elétricas e eventual queda de granizo.

A prefeitura da capital gaúcha informou a população sobre a possibilidade de ocorrerem cortes de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

O alerta diz que as condições meteorológicas podem se prolongar até o fim da manhã desta segunda-feira.

Diante do mau tempo, a Defesa Civil municipal orienta à população que acompanhe as atualizações da previsão do tempo, se abrigue em local seguro, se afaste de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e, no caso de necessidade, busque auxílio e abrigo temporário junto a familiares ou na estrutura disponibilizada pela prefeitura municipal.

Emergências

A Defesa Civil de cada município pode informar, pelo telefone 199, as áreas de risco da localidade e quais medidas de prevenção devem ser adotadas em casos de perigo iminente. Em caso de emergências, o telefone do Corpo de Bombeiros Militar é o 193 e da Polícia Militar, 190, que mantêm equipes para prestar assistência à população.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo