Rio de Janeiro, 03 de Abril de 2026

Nikolas barra ingresso de Cleitinho no PL e abre divisão na direita mineira

Deputado Nikolas Ferreira impede filiação de Cleitinho ao PL, gerando divisões no cenário político mineiro e influenciando as eleições de 2026.

Quinta, 02 de Abril de 2026 às 21:02, por: CdB

A resistência de Ferreira relaciona-se a episódios recentes em que Cleitinho teria se afastado do discurso predominante do campo bolsonarista.

Por Redação – de Belo Horizonte

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) tem atuado para impedir a filiação do senador Cleitinho (Republicanos-MG) ao PL em Minas Gerais, mesmo diante do aval da cúpula nacional da legenda. A atitude amplia tensões internas e influi diretamente no cenário eleitoral de 2026 no Estado.

Nikolas barra ingresso de Cleitinho no PL e abre divisão na direita mineira | O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) controla o diretório mineiro
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) controla o diretório mineiro

A resistência de Ferreira relaciona-se a episódios recentes em que Cleitinho teria se afastado do discurso predominante do campo bolsonarista. Entre os exemplos citados por aliados do deputado está o uso da expressão ‘PEC da Blindagem’, termo atribuído à proposta de ampliação da imunidade parlamentar; além de declarações em que classifica o Congresso como “inimigo do povo”, linguagem considerada inadequada no PL.

 

Liderança

A atuação de Nikolas Ferreira em Minas Gerais tem sido fortalecida por uma prerrogativa interna que lhe confere amplo poder de articulação. Com respaldo direto do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado assumiu, na prática, o comando político da sigla no Estado.

Tal autonomia inclui influência sobre filiações, formação de chapas e definição de candidaturas, permitindo-lhe bloquear ou viabilizar movimentos estratégicos, como a possível entrada de Cleitinho no partido.

O próprio senador reconhece a dificuldade. Nos bastidores, Cleitinho admite a aliados que vê Nikolas como o principal entrave à sua filiação ao PL. Diante desse cenário, o parlamentar questiona se será candidato ao governo de Minas Gerais, mencionando também questões pessoais como fator para o adiamento. Nas pesquisas, Cleitinho aparece em primeiro lugar na preferência dos eleitores.

Edições digital e impressa