Rio de Janeiro, 08 de Janeiro de 2026

Deputado de ultradireita é alvo de pedido de prisão por ataques a Lula

Deputados do PSOL pedem prisão de Nikolas Ferreira por defesa de intervenção militar dos EUA para remover Lula do poder. Entenda os detalhes.

Terça, 06 de Janeiro de 2026 às 20:32, por: CdB

O ex-presidente nacional do PSOL Juliano Medeiros e o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), por sua vez, entraram com ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o Nikolas Ferreira.

Por Redação – de Brasília

Os deputados Rogério Correia (PT-MG), Erika Hilton (PSOL-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Reimont Otoni (PT-RJ) apresentaram, ao Ministério Público Federal (MPF), pedidos de prisão do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), por sua defesa a uma intervenção militar dos Estados Unidos no Brasil, para remoção violenta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do Palácio do Planalto. 

Deputado de ultradireita é alvo de pedido de prisão por ataques a Lula | O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) movimenta uma ação contra Nikolas
O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) movimenta uma ação contra Nikolas

“No centro de Belo Horizonte, anunciei que o Partido dos Trabalhadores entrará com ação contra o deputado Nikolas Ferreira, na Polícia Federal e no Ministério Público, por defender intervenção externa no Brasil, afinal ingerência estrangeira é atacar a soberania nacional e a democracia, algo grave que precisa ser responsabilizado. Não vamos aceitar que a democracia seja atacada outra vez e lugar de golpista e traidor da pátria é na prisão!”, disse Correia.

 

Ameaça

Na madruga do último sábado, os EUA lançaram um ataque maciço contra a Venezuela, capturando o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua mulher, Cilia Flores, levando-os a um tribunal, em Nova York.

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que Maduro e a primeira-dama enfrentarão julgamento por suposto envolvimento com “narcoterrorismo” e por representarem uma ameaça, inclusive aos EUA.

O ex-presidente nacional do PSOL Juliano Medeiros e o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), por sua vez, entraram com ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o Nikolas Ferreira após a veiculação de uma montagem envolvendo o presidente Lula. A imagem compartilhada por Nikolas simula Lula sendo capturado por agentes dos EUA, assim como aconteceu com Maduro.

Tags:
Edições digital e impressa