A nevasca foi resultado de um poderosa tempestade de inverno que causou temperaturas geladas das Grandes Planícies do Norte até a fronteira dos EUA com o México desde meados da semana passada.
Por Redação, com Reuters - de Washington
Uma nevasca mortal atingiu a cidade de Buffalo, Estado norte-americano de Nova York, no dia de Natal, prendendo pessoas em seus carros, causando quedas de energia e aumentando o número de mortos de forte tempestade de inverno que varreu os Estados Unidos.
Cerca de 28 pessoas morreram até agora em incidentes relacionados ao clima em todo o país, de acordo com a NBC News. A CNN relatou um total de 26 mortes.
Mark Poloncarz, da administração do condado de Erie, disse que o número de mortos pela tempestade aumentou de três para sete durante a noite na região de Buffalo, no extremo oeste de Nova York, onde a neve no domingo elevou o acúmulo total a quase 1,2 metro de altura.
Alguns dos quatro mortos relatados na manhã deste domingo foram encontrados em carros e alguns em bancos de neve, disse Poloncarz, acrescentando que o número ainda pode aumentar.
– Este não é o Natal que nenhum de nós esperava, mas tente ter um Natal o mais feliz possível hoje – disse Poloncarz no Twitter neste domingo. "Minhas mais profundas condolências às famílias que perderam entes queridos.
Christina Klaffka, de 39 anos, observou as telhas explodirem na casa de seu vizinho e ouviu suas janelas chacoalharem com "ventos semelhantes a furacões". Ela perdeu energia junto com toda a vizinhança na noite de sábado e ainda estava sem eletricidade na manhã deste domingo.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse a repórteres neste domingo que havia entrado em contato com a Casa Branca e que o governo Biden apoiará o pedido do Estado de uma declaração federal de desastre.
– Esta vai ficar na história como a tempestade mais devastadora de Buffalo...e ainda estamos no meio dela – disse Hochul.
A nevasca foi resultado de um poderosa tempestade de inverno que causou temperaturas geladas das Grandes Planícies do Norte até a fronteira dos EUA com o México desde meados da semana passada. A tempestade estava se movendo para o leste no domingo, depois de derrubar a energia de milhões de pessoas no final da semana passada e causar cancelamentos de voos durante o movimentado período de férias.
Voos nos EUA os foram cancelados
Mais de 1,6 mil voos nos EUA os foram cancelados até o meio-dia deste domingo, de acordo com o rastreador de voos FlightAware, uma vez que o clima prejudicou ainda mais as viagens de férias.
Autoridades em Kentucky confirmaram que houve pelo menos três mortes relacionadas à tempestade naquele Estado, enquanto pelo menos quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas em acidentes automobilísticos em Ohio, onde um engavetamento de 50 veículos fechou a Ohio Turnpike em ambas as direções durante uma nevasca perto de Toledo na sexta-feira.