Rio de Janeiro, 28 de Março de 2026

Negociações entre Canadá e Mercosul avançam velozes a possível tratado

As negociações entre Canadá e Mercosul avançam rapidamente, com expectativa de um acordo de livre comércio a ser assinado em setembro ou outubro de 2023.

Sábado, 28 de Março de 2026 às 13:19, por: CdB

A fonte do governo argentino afirmou que o acordo deve ser assinado em setembro ou outubro, marcando cerca de um ano desde que as negociações foram formalmente reiniciadas.

Por Redação, com Reuters – de Brasília

Canadá e Mercosul avançam, rapidamente, na direção do acordo de livre comércio que poderá ser assinado até o fim deste ano, com outra rodada de negociações agendada para o próximo mês em Brasília, de acordo com três fontes familiarizadas com as negociações.

Negociações entre Canadá e Mercosul avançam velozes a possível tratado | Premiê canadense, Carney fortalece as negociações com o Mercosul
Premiê canadense, Carney fortalece as negociações com o Mercosul

Autoridades governamentais de Canadá, Argentina e Brasil disseram à agência inglesa de notícias Reuters esperar que o acordo seja concluído em 2026, com uma delas observando que as negociações estavam progredindo bem e poderiam ser concluídas antes de setembro.

A fonte do governo argentino afirmou que o acordo deve ser assinado em setembro ou outubro, marcando cerca de um ano desde que as negociações foram formalmente reiniciadas.

Outro diplomata, baseado no Brasil, também disse à agência que as negociações estão acontecendo em uma velocidade recorde e extremamente bem, confirmando que os países provavelmente chegarão a um acordo este ano.

 

Visita

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, deve visitar o Brasil no próximo trimestre, segundo essa fonte. Embora nenhum dos governos planeje anunciar um acordo durante a visita, ela pode servir como um impulso para finalizá-lo o mais rápido possível, disse a fonte.

O escritório do Mercosul em Montevidéu e o Ministério do Comércio canadense não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Um porta-voz do Ministério do Comércio do Canadá, por sua vez, afirmou que “as negociações sobre um acordo de livre comércio estão avançando com ímpeto, e estamos encorajados pelo progresso alcançado”.

— O Canadá está empenhado em concluir um acordo (com o Mercosul) ambicioso e abrangente que crie oportunidades reais para as empresas, os trabalhadores e os investidores canadenses — acrescentou.

Uma autoridade do governo do Canadá diretamente envolvida nas negociações disse à Reuters, nesta sexta-feira, que o ministro do Comércio do país, Maninder Sidhu, está “muito interessado” em finalizar o acordo ainda este ano e que se reunirá com seu homólogo brasileiro à margem das reuniões da Organização Mundial do Comércio em Camarões, no dia 28 de março.

Edições digital e impressa