A divulgação dos filmes dessa forma, em sala de cinema e depois na Internet, me parece que mostra a melhor forma hoje de divulgação do cinema. Atende assim a um público bem mais amplo.
Por Celso Marconi – de Brasília
Com produção do Instituto Confúcio e do Centro Cultural São Paulo, está no ar a Sétima Mostra de Cinema Chinês até o dia 30 deste mês. Agora estão acontecendo as exibições dos filmes na Internet, mas os mesmos filmes já passaram em cinemas da capital paulista. Certo que é uma forma de divulgação da cultura chinesa, e em troca também são divulgados aspectos da cultura brasileira lá na China. A divulgação dos filmes dessa forma, em sala de cinema e depois na Internet, me parece que mostra a melhor forma hoje de divulgação do cinema. Atende assim a um público bem mais amplo. Como os filmes apresentados pela Mostra chinesa têm uma característica de muita fala, para mim é difícil acompanhá-los, isso porque a única expressão que me lembro do mandarim é ‘Gan bei’, que serve para saudar alguém quando num encontro com bebida.Centro Cultural São Paulo
Dos filmes que estão sendo exibidos na Internet, pode ser através do Centro Cultural São Paulo ou do Instituto Confúcio, tiramos a impressão de que o cinema chinês já ganhou uma dimensão de indústria cinematográfica. Porém os filmes conseguem ter uma estrutura bem diferente do que acontece com Hollywood, no sentido do arcabouço cultural. Hollywood mostra e quer mesmo que seus filmes sejam grandes fatores de diversão. E nos filmes chineses encontramos mais uma dimensão, onde o grande interesse de cada filme é de certa forma uma dimensão cultural. Aliás, não se pode dizer que os filmes hollywoodianos não sejam cultura. A questão principal é que o nível da própria cultura dos Estados Unidos tem sua característica de buscar sempre o maior público, como nenhum outro cinema, pelo menos do que eu conheço. Pelo que parece, o cinema da Índia tem uma aparência de busca de sempre grande público. E podemos dizer que o Brasil já conseguiu fazer isso quando a grande produção aqui era de chanchada. Apesar de tomarem conhecimento disso, os cineastas brasileiros nunca conseguiram voltar a esse tipo de produção. Tive a lua nas mãos é um dos filmes que está fazendo parte da Mostra chinesa. A direção desse filme é de Cheng Tsun-shing, que o lançou em 2017. É um documentário sobre a Poesia com questões sobre a importância da poesia sendo apresentadas. A grande presença é da pesquisadora e poetisa Yeh Chia-ying. Para mim, não consigo ler as legendas como deveria, e claro que o filme depende muito dessas legendas tradutoras. Reino de terracota é um filme de 2021 e do gênero animação; sem dúvida, busca a diversão, mas procurando encontrar o lado cultural desse tipo de cinema. Outros filmes são Setenta e sete dias, Quando a primavera chegar, Adoração e outros. A exibição é gratuita. E o tempo que se gasta é compensador.Recanto da maravilhosa Gal
Estava conversando com meu filho Pedrinho Celso sobre Gal Costa, e ele me falou sobre o disco Recanto, que realmente foi criado por Caetano Veloso. E Pedrinho, que conhece música e é um músico especializado em piano, me disse ‘ouça que o senhor vai gostar’. E claro, ele tinha razão, eu não só gostei, mas adorei. Caetano é o autor de todas as músicas, e se fosse classificá-las, penso que a gente deveria encontrar no estilo de todas elas uma ligação com a arte construtivista. As obras são estruturadas não só para agradar ao ouvinte, mas também para levar o sentimento de crítica aos temas que são abordados. Ao mesmo tempo, a gente gosta, mas não se esquece de que a musa está cantando algumas coisas que não deveriam ser assim. É o nosso mundo da inteira contradição. As músicas se chamam Recanto escuro, Madre Deus, Segunda, Neguinho, Sexo e dinheiro, Miami maculelê, Autotune Auterótico, Cara do mundo, Tudo dói, O menino e Mansidão. Na verdade, não precisaria lembrar os nomes específicos das músicas, pois a Recanto escuro talvez seja a que dá o clima verdadeiro a todas elas. E a maravilhosa Gal Costa simplesmente coloca toda sua arte de cantora para revelar a obra musical de Caetano Veloso. Ela mostra que apenas não teve uma voz excepcional, mas que também sabia usar a sua voz como uma forma de criação. Acredito que esse disco Recanto não é dos mais conhecidos da cantora. Mas fica a sugestão de Pedrinho Celso para essa obra especial de Caetano, Gal e ainda Moreno Veloso, que inclusive faz uma participação com sua voz.Celso Marconi, aos 92 anos, é o crítico de cinema mais longevo em atividade no mundo. Referência para os estudantes do Recife na ditadura e para o cinema Super-8.
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