Domingo, 08 de Novembro de 2020 às 13:22, por: CdB
Vanusa deixa para a posteridade uma carreira de sucesso e respeito desde o início na Jovem Guarda, quando foi lançada por Eduardo Araújo, até a consagração como uma das cantoras românticas de maior prestígio, em seu tempo.
Por Redação - de São Paulo
A cantora Vanusa morreu, aos 73 anos, neste domingo, em uma casa de repouso em Santos, no litoral paulista, onde morava desde 2018. A artista sofreu uma insuficiência respiratória durante a madrugada e faleceu, segundo relato de familiares.
Vanusa deixa para a posteridade uma carreira de sucesso e respeito desde o início na Jovem Guarda, quando foi lançada por Eduardo Araújo, até a consagração como uma das cantoras românticas de maior prestígio, em seu tempo. Nos anos 1970, sua fase mais "experimental" e criativa, ela se embrenhou por vários estilos, até pelo rock pesado.
Dia feliz
Nos últimos anos, a saúde da artista se deteriorou em face da depressão e a problemas causados pelo uso de medicamentos em excesso, de acordo com a família. Um dos seus três filhos, Rafael Vannucci, diz que ela sofria também com um estágio avançado de uma demência semelhante ao mal de Alzheimer.
Vanusa chegou a ficar 32 dias internada recentemente por conta de uma pneumonia. Havia deixado o Complexo Hospitalar dos Estivadores há cerca de um mês. A família disse em nota que Vanusa ontem "teve um dia muito feliz com a visita da Amanda, a filha mais velha. Cantou, brincou, riu, se alimentou bem".
No dia 8 de setembro, ela foi internada no Complexo Hospital dos Estivadores, em Santos, com problemas respiratórios e retenção de líquidos. Depois de quatro dias no hospital, foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após 32 dias, recebeu alta e voltou à casa de repouso, onde faleceu. Além de Rafael e Amanda, a artista deixa a filha Aretha.