Segunda, 25 de Novembro de 2019 às 11:36, por: CdB
“Prefiro cuidar dos estábulos, ficaria mais perto da égua sarnenta e desdentada da sua mãe”, disse o ministro da Educação.
Por Redação - de Brasília
Ministro da Educação, Abraham Weintraub não poupou os brasileiros de impropérios e demonstrações públicas de intolerância, pelas redes sociais. O ministro ofendeu internautas, no Twitter, que questionavam seus posicionamentos sobre a Proclamação da República.
Ao exigir bom senso do ministro, que considera o fim da monarquia e a instauração do regime republicano no país “uma infâmia”, sua interlocutora recebeu a seguinte resposta do atual responsável pela educação do Brasil:
“Prefiro cuidar dos estábulos, ficaria mais perto da égua sarnenta e desdentada da sua mãe”.
Demissão
Diante dos fatos, o líder da bancada do PSOL, na Câmara, deputado Ivan Valente, denunciou o ministro à Comissão de Ética da Presidência, nesta segunda-feira. Foram anexadas ao processo, ao todo, outras oito mensagens consideradas extremamente ofensivas.
A instância de fiscalização das atitudes de ministros e funcionários públicos tem o poder de recomendar a demissão de Abraham Weintraub. O Código de Conduta da Alta Administração, régua da comissão para julgar ministros, manda as autoridades agirem com “moralidade” e “decoro”, e proíbe que “antipatias e caprichos” interfiram no trato com o público.