O alerta de perigo, divulgado pelo Inmet, prevê chuvas intensas, que podem alcançar até 60 mm/h ou 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes que podem chegar a até 100 km/h.
Por Redação – de São Paulo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” para tempestades em diversas áreas do Brasil, neste sábado, devido à formação de um ciclone extratropical entre os países do Cone Sul. A medida, válida a partir desta noite, afeta cinco Estados e abrange desde a fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia até a região sul do Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai. O fenômeno também atinge boa parte de Santa Catarina e o oeste do Paraná, segundo a análise do instituto.

O alerta de perigo, divulgado pelo Inmet, prevê chuvas intensas, que podem alcançar até 60 mm/h ou 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes que podem chegar a até 100 km/h. Esses eventos climáticos representam riscos significativos, como cortes de energia, alagamentos, quedas de árvores e danos a plantações.
Impactos
Para minimizar os impactos, o instituto orienta a população a tomar precauções, como desligar aparelhos elétricos e evitar abrigar-se sob árvores devido ao risco de queda e de raios. Além disso, a recomendação é para que as pessoas evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade, que podem ser derrubadas pelos ventos fortes.
De acordo com o Climatempo, o ciclone se formou a partir de uma área de baixa pressão atmosférica, que se expandiu entre o norte da Argentina e o Paraguai neste sábado. A partir deste domingo, o fenômeno deverá se organizar entre o Uruguai e Buenos Aires, deslocando-se rapidamente para o oceano a partir de segunda-feira. Embora o ciclone não deva atravessar o território brasileiro, a proximidade do fenômeno aumenta a chance de ventos fortes na região sul do país, deixando áreas suscetíveis a tempestades severas.