Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Meteoro ilumina céu noturno da Noruega e surpreende os moradores

Arquivado em:
Segunda, 26 de Julho de 2021 às 08:24, por: CdB

Um meteoro surpreendeu no domingo os habitantes do sul da Noruega ao voar no céu criando um grande clarão e um som retumbante antes de o objeto espacial ter alegadamente caído perto da capital norueguesa de Oslo.

Por Redação, com Sputnik - de Oslo

Um meteoro surpreendeu no domingo os habitantes do sul da Noruega ao voar no céu criando um grande clarão e um som retumbante antes de o objeto espacial ter alegadamente caído perto da capital norueguesa de Oslo.
meteoro.jpg
Meteoro 'excepcionalmente grande' ilumina céu noturno da Noruega
Os primeiros relatos do avistamento apareceram na madrugada de domingo na capital norueguesa e seus arredores. Várias câmeras de segurança captaram o fenômeno a partir de múltiplos locais e os vídeos foram compartilhados nas redes sociais. Um meteoro "extraordinariamente grande" iluminou o céu noturno sobre a Noruega, pelo menos parte dele caiu retumbando perto da capital Oslo. [embed]https://twitter.com/TheInsiderPaper/status/1419453098553135107?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1419453098553135107%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fbr.sputniknews.com%2Fciencia_tecnologia%2F2021072617824799-meteoro-excepcionalmente-grande-ilumina-ceu-noturno-da-noruega-videos%2F[/embed] Imagens feitas em Oslo mostram uma bola de fogo caindo do céu, se tornando cada vez maior e mais brilhante à medida que se aproxima da superfície terrestre.

A origem

Especialistas que analisaram as imagens para tentar identificar sua origem e o local de impacto sugeriram que o meteoro caiu em uma área florestal chamada Finnemarka, localizada a cerca de 60 quilômetros da capital do país nórdico. Estima-se que o objeto espacial voou a uma velocidade entre 15 e 20 km/s, iluminando o céu por cerca de seis segundos. – O que tivemos ontem à noite foi uma grande rocha que voava provavelmente entre Marte e Júpiter, que é nosso cinturão de asteroides. E ao entrar a toda a velocidade (na Terra) deixa um estrondo, uma luz e muita empolgação entre nós (cientistas) e um tanto de medo entre os outros – disse o especialista Morten Bilet, avança agência inglesa de notícias Reuters. As autoridades norueguesas não relataram quaisquer danos ou feridos relacionados com o evento.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo