Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Mais tropas chegam à região da Espanha atingida por tempestades

Arquivado em:
Domingo, 03 de Novembro de 2024 às 13:40, por: CdB

Na véspera, Sánchez anunciou o envio de 10 mil soldados e policiais adicionais para as áreas devastadas pelas inundações.  Em mensagem televisionada do Palácio da Moncloa, em Madri, o premiê espanhol afirmou que atende ao pedido das autoridades regionais.

Por Redação, com Reuters – de Madri

As primeiras tropas mobilizadas pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, começaram a chegar aos locais atingidos pelas tempestades devastadoras que atingiram a região de Valência, nos últimos cinco dias, para prestar ajuda aos moradores da região. Até esta manhã, a Defesa Civil espanhola contou 211 mortes.

valencia1.jpg
Regiões inteiras em Valência, Espanha, foram varridas pela força das tempestades

Na véspera, Sánchez anunciou o envio de 10 mil soldados e policiais adicionais para as áreas devastadas pelas inundações.  Em mensagem televisionada do Palácio da Moncloa, em Madri, o premiê espanhol afirmou que atende ao pedido das autoridades regionais para reforçar a segurança e auxiliar nos esforços de resgate e recuperação.

Enquanto isso, a população tenta retomar a normalidade limpando casas e ruas destruídas pelas inundações provocadas pelas chuvas. Um centro de artes e ciências, que normalmente recebe apresentações de ópera, foi transformado no ponto central das operações de higienização neste sábado. Voluntários se reuniram para a primeira operação de limpeza coordenada pelas autoridades regionais.

 

Emergência

Na véspera, a chegada espontânea em massa de pessoas para ajudar complicou o acesso dos profissionais de emergência a algumas áreas, levando as autoridades a elaborar um plano sobre como e onde realoca-los.

O presidente regional valenciano (equivalente ao governador, no Brasil), Carlos Mazón, anunciou no fim da tarde passada, a abertura de um centro de voluntariado “para melhor organizar e transportar a ajuda daqueles que estão colaborando na Cidade das Artes e das Ciências em Valência.”

Em algumas das áreas mais atingidas, parte da população passou a invadir os supermercados, em busca de comida ou água. A polícia também já prendeu 27 pessoas por saquear lojas e escritórios, na região de Valência.

 

Novo alerta

O número de desaparecidos até agora não foi calculado, mas algumas pessoas têm sido encontradas dentro dos veículos arrastados pelas enchentes nas estradas ou nas próprias casas. Alguns ainda vivos, mas conforme passam os dias o medo é que o número de mortos dispare.

Cerca de 2 mil soldados já foram mobilizados para buscar pessoas desaparecidas e ajudar os sobreviventes da tempestade, que desencadeou um novo alerta meteorológico nas Ilhas Baleares, Catalunha e Valência, onde as chuvas tendem a continuar nas próximas horas.

Relatório da World Weather Attribution (WWA), rede de cientistas que estuda o papel das mudanças climáticas em eventos extremos, as tempestades que atingiram a Espanha nesta semana foram 12% mais intensas do que aquelas que ocorreram nos mesmos locais antes da revolução industrial, ainda no século XVIII.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo