Lula telefonou para o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Gilmar Mauro, logo após o incidente.
Por Redação, com BdF – de São Paulo
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), planeja uma visita de solidariedade às três vítimas de assassinato de trabalhadores do Acampamento Olga Benário, em Tremembé (SP), na noite de sexta-feira. Outras cinco pessoas ficaram feridas.

Lula telefonou para o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Gilmar Mauro, logo após o incidente. Ao site de notícias Brasil de Fato (BdF), Mauro disse que o presidente se solidarizou com o MST e com os familiares das vítimas, colocou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), dos Direitos Humanos e Cidadania (MDCH), do Desenvolvimento Agrário (MDS) e a Polícia Federal (PF) à disposição para dar a assistência necessária ao assentamento e investigar rigorosamente o caso.
— Ele disse que quando puder viajar de avião quer fazer uma visita à região — declarou o dirigente do MST ao BdF.
Na véspera, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou que a PF instaurasse um inquérito para investigar o ataque.
Atentado
Na noite de sexta-feira, famílias de agricultores do Assentamento Olga Benário, do MST, localizado em Tremembé (SP), sofreram um atentado que deixou três pessoas mortas e cinco feridos – entre eles, crianças e idosos. Os moradores do assentamento contam que, por volta das 23h da sexta-feira, criminosos invadiram o assentamento com carros e motos, disparando indiscriminadamente contra as pessoas.
O ataque armado resultou na morte de Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos, Valdir do Nascimento, 52 anos, e Denis Carvalho, de 29 anos, que chegou a ser levado para o hospital com um tiro na cabeça e colocado em coma induzido, mas não resistiu. As demais vítimas estão fora de perigo.
Em nota, a Polícia Civil de Taubaté informou que investiga o caso como homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ainda segundo as autoridades, um homem foi “abordado no local do ataque e autuado em flagrante por porte ilegal de arma”.
Presos
Neste domingo, a Polícia Civil de São Paulo confirmou a prisão, na noite passada, de um dos suspeitos de matar os três trabalhadores rurais sem-terra. De acordo com a polícia, o detido, que é apontado como mentor intelectual do crime, é conhecido como ‘Nero do Piseiro’ e já tinha passagem criminal por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi reconhecido por testemunhas que viram os criminosos chegando ao local em carros e motos.
O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Taubaté como homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com a polícia, a linha de investigação, que está a cargo da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) do município, é de que a motivação dos crimes foi a disputa por um terreno na área do assentamento.
Segundo o MST, a área do assentamento desperta interesse imobiliário devido a localização privilegiada. “O Assentamento Olga Benário enfrenta uma intensa disputa com a especulação imobiliária voltada para o turismo de lazer, devido à sua localização estratégica na região do Vale do Paraíba. Há anos, as famílias assentadas vêm sofrendo ameaças e coerções constantes”, resumiu o movimento, em nota.