Rio de Janeiro, 01 de Setembro de 2026

Lula mantém a liderança em nova edição de pesquisa e Cury se destaca

O levantamento ainda testou cenários de segundo turno. Na simulação entre Lula e Flávio Bolsonaro, os dois aparecem numericamente empatados, com 44% cada.

Terça, 01 de Setembro de 2026 às 16:18, por: CdB

O levantamento ainda testou cenários de segundo turno. Na simulação entre Lula e Flávio Bolsonaro, os dois aparecem numericamente empatados, com 44% cada.

Da Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da disputa presidencial no primeiro turno, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira. No cenário sem Pablo Marçal (PRTB), Lula registra 38% das intenções de voto, contra 30% de Flávio Bolsonaro (PL) e 11% de Augusto Cury (Avante).

Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da disputa presidencial no primeiro turno.

No primeiro cenário testado, sem Pablo Marçal, Lula lidera com vantagem de 8 pontos percentuais sobre Flávio Bolsonaro. Depois dos dois primeiros colocados, aparecem Augusto Cury, com 11%, Renan Santos (Missão), com 7%, Ronaldo Caiado (PSD), com 4%, e Romeu Zema (Novo), com 2%.

Os candidatos Clariana Barão (DC), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara (UP), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU) e Wilson Grassi (Democrata) somaram, juntos, 2%. Como nenhum deles atingiu 1% individualmente, foram reunidos na categoria “outros”. Brancos e nulos somaram 3%, mesmo percentual dos que não souberam ou não responderam.

A pesquisa também simulou um cenário com Pablo Marçal, devido à situação jurídica do ex-empresário. O ex-coach, no entanto, permanece inelegível até 2032 e aguarda decisão da Justiça Eleitoral sobre o registro.

Cenário

O levantamento ainda testou cenários de segundo turno. Na simulação entre Lula e Flávio Bolsonaro, os dois aparecem numericamente empatados, com 44% cada. Brancos e nulos somam 9%, e 3% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 27 e 31 de agosto em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tags:
Edições digital e impressa