O fracasso do letramento e da alfabetização no Brasil é tema do segundo livro da jornalista Kátia Xavier de Azevedo. Na obra Alfabetização e letras de forma maiúsculas e minúsculas de imprensa, script, bastão, Arial, Calibre, Helvética.
Por Redação - do Rio de JaneiroO fracasso do letramento e da alfabetização no Brasil é tema do segundo livro da jornalista Kátia Xavier de Azevedo. Na obra Alfabetização e letras de forma maiúsculas e minúsculas de imprensa, script, bastão, Arial, Calibre, Helvética...
Lançado pela Editora Autografia, abre um debate importante sobre como o uso de letras maiúsculas interfere negativamente na alfabetização e letramento do indivíduo e explica o porquê disso afetar a qualidade e o desempenho das pessoas intelectualmente.
Kátia também também explora os debates sobre os tipos de letras para iniciar o processo de alfabetização de pessoas de todas as idades. “Mostro no livro que a Arial minúscula que usamos no mundo acadêmico é a melhor para as crianças terem acesso, ao contrário da letra maiúscula, mostrada o tempo todo.
É uma crítica ao tipo de letra mais utilizado na alfabetização hoje em dia”, disse a autora que também é orientadora educacional e especializada em alfabetização e letramento.
Kátia Xavier também escreveu o livro Aletramento Materno, que auxilia o entendimento sobre por que é necessário familiarizar o bebê com a possibilidade de ler.
Serviço
Alfabetização e letras de forma maiúsculas e minúsculas de imprensa, script, bastão, Arial, Calibre, Helvética...
Kátia Xavier de Azevedo
Sinopse: A autora propõe um debate importante sobre como o uso de letras maiúsculas interfere negativamente na alfabetização e letramento do indivíduo e explica o porquê disso afetar a qualidade e o desempenho das pessoas intelectualmente.
Editora Autografia
Valor de capa: R$ 37,90
Número de Páginas:166