Na prática, a ferramenta ajuda a compreender as descrições das vagas e apresenta um feedback sobre possíveis lacunas no currículo profissional. O chatbot também pode ser utilizado para buscar notícias e dados relevantes sobre o mercado de trabalho.
Por Redação, com Canaltech - de Brasília
O LinkedIn lançou uma nova ferramenta de IA exclusiva para assinantes que tem o objetivo de auxiliar as pessoas no processo de candidatura de vagas. A rede profissional conta agora com um chatbot, desenvolvido pela Microsoft e com aplicação do modelo de linguagem GPT-4 da OpenAI, que tira dúvidas sobre ofertas de emprego e apresenta insights para os candidatos melhorarem seu perfis.

Segundo a companhia, a novidade funciona como um "coach" na busca por trabalho, com análise das oportunidades publicadas na plataforma e a verificação de compatibilidade dos candidatos às vagas.
IA ajuda a encontrar emprego
O novo chatbot de IA do LinkedIn pode responder ao usuário se vale a pena aplicar a uma vaga e o que pode ser feito para se posicionar melhor para um cargo. Também é possível solicitar mais informações sobre uma empresa e ver outras pessoas que trabalham no local.
Na prática, a ferramenta ajuda a compreender as descrições das vagas e apresenta um feedback sobre possíveis lacunas no currículo profissional. O chatbot também pode ser utilizado para buscar notícias e dados relevantes sobre o mercado de trabalho.
O recurso é exclusivo para assinantes do LinkedIn Premium. A versão paga da rede profissional tem mensalidade de R$ 79,99, ou R$ 359,98 no plano anual, e oferece mais visibilidade aos perfis, oportunidades de networking e cursos online para aperfeiçoamento profissional.
IA para recrutamento
Na outra ponta do processo de seleção, o LinkedIn lançou em outubro uma IA para ajudar recrutadores a encontrar talentos. O Recruiter 2024 permite que as equipes de recursos humanos informem o nível de experiência e o perfil de profissional desejado para ocupar uma vaga através de comandos de texto em linguagem natural.
A IA consegue analisar a rede de usuários e apresentar insights sobre os candidatos mais adequados ao cargo. A ferramenta pode considerar informações como localização, experiências anteriores e outros detalhes importantes que os recrutadores acharem necessários para a seleção.
Perfis verificados
Nesta semana, o LinkedIn lançou também o selo de verificação de perfil para todos os usuários no Brasil. A autenticação pode ser realizada de forma gratuita através do e-mail corporativo ou da plataforma de comprovação de identidade Persona.