As apresentações são nos dias 27 e 28 de maio, às 16h, na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico. A temporada é viabilizada por meio do patrocínio da Petrobras. É no dia 28 de maio que se celebra o Dia Mundial do Brincar.
Por Redação - do Rio de Janeiro
De 20 a 28 de maio é comemorado no planeta a Semana Mundial do Brincar. Ocasião que reforça ainda mais o chamado para toda família assistir ao espetáculo infantil coreográfico Bichos Dançantes, divertida e inovadora coreografia infantil da premiada Focus Cia de Dança, que pela primeira vez faz arte para a infância.
As apresentações são nos dias 27 e 28 de maio, às 16h, na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico. A temporada é viabilizada por meio do patrocínio da Petrobras. É no dia 28 de maio que se celebra o Dia Mundial do Brincar. A data foi instituída pela Aliança da Infância na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001. Trata-se de um movimento internacional em defesa da infância (mais infos no site aliancapelainfancia.org.br).
Inconfundível, a assinatura da Focus Cia de Dança abraça pela primeira vez as crianças em Bichos Dançantes, de 2021, inteiramente elaborado por Alex Neoral. Repleto de cores exuberantes, formas fantásticas para envolver o espectador numa aventura “diferentona”, Bichos Dançantes ganha o palco para mostrar uma festa na floresta em que cada bicho dá o que falar.
Literalmente. As vozes dos personagens são dubladas: Lucinha Lins (Elisa, a jabuti aniversariante), Reynaldo Gianecchini (Lauro, o coelho sabichão), José Loreto (Dalton, o cavalo destemido), Mateus Solano (Felício, o macaco astuto), Juliana Alves (Shirley, a bailarina cisne), Fernanda Abreu (Vitória, a água-viva descolada), Gabriel Leone (Paixão, o peixe apaixonado), Evelyn Castro (Janair, a barata carente), Tânia Alves (Suely, a coruja protetora), Bianca Byington (Esperança, a inocente esperança), Vilma Melo (Cordélia, a galinha maternal), Jefferson Schroeder (Alberto, o cão inquieto), Paula Raia (Tuim, o passarinho cantante) e Pedro Lima (Vento, o poderoso vento).
Bichos Dançantes é uma jornada rumo à alegria, propósito definido pelos 14 personagens que contam a história toda orientada pelos movimentos dos bailarinos Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Lindemberg Mallí, Natanael Nogueira, Paloma Tauffer, Vanessa Fonseca e Wesley Tavares que se revezam em mais de um personagem. A fauna animadíssima conta com jabuti,
coelho, cavalo, macaco e peixe para citar alguns integrantes da frenética turma. Eles se reúnem para organizar a festa da Jabuti Elisa, que completa 100 anos. Aos 100 anos, vocês podem imaginar: a jabuti Elisa quer novidade, cansou a beleza do repetitivo “parabéns a você”. É a própria Elisa que convida oito bichos para a comemoração que promete agitar geral. O objetivo é só um: todo mundo ser feliz.
Criatividade e beleza visual acentuam cada detalhe do que se vê em cena. Alex Neoral explica: “Buscamos nos figurinos e no visagismo seguir o conceito das nossas obras. Através do olhar da figurinista Ursula Félix e do visagista Daniel Reggio, as crianças e adultos conseguem identificar os animais no palco. Tanto os figurinos como o visagismo somam-se à excelência das interpretações dos bailarinos. Nosso objetivo na arte é sempre entregar espetáculos costurados com mensagens que possam ser apreendidas de formas diferentes em momentos distintos”, diz.
O texto de Bichos Dançantes é de autoria do próprio Alex Neoral e virou livro pela editora Cobogó. As músicas são compostas pela dupla TUIM, Felipe Habib e Paula Raia, com letras e arranjos todos originais, elaborados especialmente para o projeto. As canções e a trilha incidental complementam a narrativa, que mistura humor, alegria, questionamentos e muita diversão.
Sobre a Companhia
O ritmo da Focus Cia de Dança é desafiador, sempre tendo como combustível a parceria com a Petrobras, celebrada ao longo de 10 anos. Graças à dupla Tati Garcias, na direção de produção, e Alex Neoral, na direção artística, a Focus é uma das mais importantes configurações da dança contemporânea no Brasil em 22 anos de trabalho continuado.
– Estar à frente do que não aparece nos palcos, pensar no grupo, em todos os detalhes para que tudo esteja pronto antes e depois de cada espetáculo, e também em como o espectador será tratado ao chegar e sair da plateia, são parte da minha rotina, desde o início da história de trabalho com o Alex. Foi perfeita a atitude de ter assumido esse lugar de representatividade, deixando até de dançar, para construir o caminho feito pela Focus Cia de Dança hoje – destaca Tatiana Garcias, sócia de Neoral na Focus.
Com 25 obras e 15 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá.
Logo quando a pandemia aquiesceu, em 2021, estreou o espetáculo Vinte e o seu primeiro infantil Bichos Dançantes. Em 2020 lançou Corações em espera, criação do grupo, que foi exibida ao vivo, através de streaming, pelo YouTube. A obra foi indicada ao prêmio APCA na categoria criação, ficando em cartaz por 17 semanas.
Em 2019 a Focus ganhou o 1º Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia Keta parte integrante do espetáculo Still Reich e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda no mesmo ano recebeu a indicação de melhor coreografia para Focus Dança Bach pelo segundo Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailarina Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça.
Em 2017 se apresentou no Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.
Em 2012, a Focus Cia de Dança foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção. Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral traduzidas no corpo de baile da companhia que é formada por bailarinos de todo o país.
Ficha Técnica
Direção Artística, concepção, coreografia e texto: Alex Neoral
Direção de Produção e Gestão: Tatiana Garcias
Coordenação de Projeto: Taysa Diniz
Assistente de Direção e Ensaiadora: Luisa Vilar
Produção Executiva: Giseli Ribeiro
Direção dos atores: Alex Neoral e Felipe Habib
Trilha original: Tuim | Felipe Habib e Paula Raia
Iluminação: Renato Machado
Figurinos: Ursula Fêlix
Cenário: Natália Lana
Adereços: Orlando Sergio
Programação Visual: Barbara Lana
Ilustração: Eléonore Guisnet
Fotos: Dan Coelho
Atores | vozes em off : Lucinha Lins, Reynaldo Gianechini, Mateus Solano, Tânia Alves, José Loreto, Bianca Byington, Vilma Melo, Juliana Alves, Evelyn Castro, Fernanda Abreu, Gabriel Leone, Jefferson Shroeder, Pedro Lima, Felipe Habib e Paula Raia
Dançado com: Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Lindemberg Mallí, Natanael Nogueira, Paloma Tauffer, Vanessa Fonseca e Wesley Tavares
Patrocínio Oficial: Petrobras
Realização: Neoral Garcias Produções Artísticas
Serviço
Importante: Colaboradores da Petrobras recebem desconto de 50% na compra de até dois ingressos mediante apresentação do crachá.
Bichos Dançantes – Focus Cia de Dança. Dir. Alex Neoral
Temporada: 27 e 28 de maio às 16h
Ingressos: R$ 80,00 inteira / R$ 40,00 meia
Vendas online: https://www.eventim.com.br/artist/bichos-dancantes
Local: Ecovilla Ri Happy
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Duração: 75 minutos Classificação: Livre