Os turistas também demonstraram interesse em experimentar novos sabores com tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, mesmo que o princípio fundamental do respeito pela tradição se mantenha.
Por Redação, com ANSA – de Roma
Cerca de 88 milhões de turistas estrangeiros gastaram ao menos 1 bilhão de euros para consumir sorvete nas 10 principais cidades artísticas da Itália durante todo o ano de 2024.

A estimativa foi divulgada na terça-feira pelo Centro de Estudos Turísticos da Assoturismo/Confesercenti, durante o evento “Além do sabor, o sorvete como embaixador do turismo italiano”, realizado na Sigep World, exposição internacional de sorvetes artesanais, confeitaria, padaria e café, em andamento na Feira de Rimini até esta quarta.
Segundo os dados, o interesse por passeios e experiências relacionadas à produção e degustação de sorvetes artesanais também registrou um aumento: ao todo, 1,5 milhão de turistas participaram de visitas guiadas a sorveterias, enquanto que plataformas como GetYourGuide ofereceram cerca de 250 experiências temáticas.
Novos sabores
Além disso, os turistas também demonstraram interesse em experimentar novos sabores com tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, mesmo que o princípio fundamental do respeito pela tradição se mantenha.
– O sorvete artesanal é percebido pelos visitantes estrangeiros como uma tipicidade e excelência da gastronomia italiana, sinônimo de qualidade, criatividade e autenticidade. Autêntico motor para descobrir as especialidades de cada parte da Itália, o sorvete encontra cada vez mais espaço nos roteiros e excursões – afirmou Vittorio Messina, presidente Assoturismo/Confesercenti.