Com altíssimas expectativas entre as delegações do Brasil e da Azzurra, a capital da região da Lombardia sediará as provas de esportes no gelo, enquanto as competições de esqui alpino acontecerão em Bormio e Cortina.
Por Redação, com ANSA – de Milão
A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, foi iniciada nesta quarta-feira, pois faltam apenas 100 dias para a cerimônia de abertura do megaevento esportivo, no San Siro.

Com altíssimas expectativas entre as delegações do Brasil e da Azzurra, a capital da região da Lombardia sediará as provas de esportes no gelo, enquanto as competições de esqui alpino acontecerão em Bormio e Cortina.
O Trentino-Alto Ádige receberá as disputas de biatlo em Anterselva, já o esqui nórdico e o salto de esqui ocorrerão em Val di Fiemme. O município lombardo de Livigno, por sua vez, próxima à fronteira com a Suíça, terá provas do snowboard e do esqui estilo livre.
Andrea Varnier, CEO da Fundação Milão-Cortina 2026, afirmou que os organizadores estão no caminho certo para sediar os Jogos de Inverno.
– Sempre há problemas para finalizar os projetos a tempo, alguns ficam prontos muito perto da data limite, mas estamos respeitando os prazos – declarou o gestor em um evento em Milão organizado pelo jornal Il Giornale.
A maioria dos eventos será realizada em instalações já existentes. Apenas duas estruturas estão sendo construídas do zero: a pista de bobsled em Cortina e a arena Santa Giulia em Milão, onde receberá o hóquei no gelo.
As Olimpíadas terão início em 6 de fevereiro com a cerimônia de abertura no icônico San Siro, em Milão. A festa de encerramento, contudo, será realizada na Arena Verona, no dia 22 do mesmo mês.
Milão recebe primeira Casa Brasil para Olimpíadas de Inverno
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou nesta terça-feira em Milão, na Itália, a primeira Casa Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
O espaço, que receberá os atletas do gigante sul-americano durante os Jogos de 2026, que serão realizados em Milão e Cortina d’Ampezzo , será montado na Casa degli Artisti, um centro de produção de arte contemporânea.
– Valorizar os Jogos Olímpicos de Inverno é importante do ponto de vista do fortalecimento da marca do Time Brasil. Assim, conseguimos ter um ciclo olímpico de dois anos, e não de quatro, com cada vez mais pontos de contato com o público. Começamos fortemente agora em Milão, seguimos com os Jogos Pan-Americanos em Lima e, depois, teremos os Jogos Olímpicos de Los Angeles. Isso, sem dúvida, fortalece a Nação Esportiva – afirmou Manoela Penna, diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB.
A dirigente acrescentou que a Casa Brasil permanecerá aberta ao público entre os dias 5 e 21 de fevereiro do próximo ano, com entrada gratuita a partir do meio-dia (horário local).
O lançamento do espaço celebrou a marca de 100 dias para o megaevento esportivo e contou com a presença de alguns atletas brasileiros, como Edson Bindilatti, Davidson Souza, Pat Burgener e Nicole Silveira.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Emilio Strapasson, afirmou que todos se sentiram muito bem acolhidos em solo italiano.
– Nada mais apropriado do que estarmos na Itália, um país tão irmão nosso, tão sanguíneo como nós somos, tão alegre como também nós somos. Sentimo-nos bem acolhidos aqui, em casa, compreendidos – declarou.