Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Itália alerta para risco de fome mortal em Gaza

O governo italiano pede urgência na ajuda humanitária em Gaza, alertando sobre o risco de mortes por fome. Ação inclui envio de alimentos e montagem de hospital.

Quinta, 16 de Outubro de 2025 às 14:20, por: CdB

Paralelamente, o governo da premiê Giorgia Meloni articula uma série de ações para socorrer a população do enclave.

Por Redação, com ANSA – de Roma, Gaza

O governo da Itália pediu nesta quinta-feira pressa na entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, diante do risco de que o enclave palestino volte a registrar mortes por fome entre a população civil.

Itália alerta para risco de fome mortal em Gaza | Distribuição de comida para palestinos em Gaza, em maio de 2025
Distribuição de comida para palestinos em Gaza, em maio de 2025

Moradores de Gaza

Em evento pelos 80 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, o vice-premiê e ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, afirmou que a comunidade internacional deve fazer “tudo o que for possível para aliviar o sofrimento” dos moradores de Gaza.

– Houve mortes por fome e haverá outras se não interviermos rapidamente – declarou Tajani, que cobrou de Israel a abertura da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito e que segue fechada apesar do cessar-fogo.

– A Itália está pronta para fazer sua parte – acrescentou o chanceler. Segundo ele, o país prepara “o maior envio de ajuda alimentar” desde o início da crise, com a previsão de 100 toneladas de auxílio para a população civil.

Paralelamente, o governo da premiê Giorgia Meloni articula uma série de ações para socorrer a população do enclave, como a montagem de um hospital de campanha e de casas pré-fabricadas e o traslado de crianças com deficiência grave.

Edições digital e impressa